Início » Cidades » Professor da UFRN expulsa aluna por levar filha à sala de aula

Professor da UFRN expulsa aluna por levar filha à sala de aula

O professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Alípio Sousa Filho, expulsou a sala de aula durante uma aula na noite desta terça-feira (6), no setor de aulas II, local conhecido por abrigar diversos cursos de ciências humanas, como história, geografia, psicologia, comunicação social, filosofia e dentre…

Compartilhe:

O professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Alípio Sousa Filho, expulsou a sala de aula durante uma aula na noite desta terça-feira (6), no setor de aulas II, local conhecido por abrigar diversos cursos de ciências humanas, como história, geografia, psicologia, comunicação social, filosofia e dentre outros. Segundo o relato do Centro Acadêmico (CA) do curso, o motivo da expulsão seria pelo fato da moça ter levado à filha criança dentro da instituição de ensino. O assunto viralizou nas redes sociais natalenses nesta quarta-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher.

Sousa Filho é conhecido por debater assuntos voltados aos Direitos Humanos e no ano passado ele lançou o livro chamado “Tudo é construído, tudo é revogado”. Ele é graduado pela UFRN, doutor em sociologia (URD – Paris) e pós-doutor (UFRJ).

“[O professor esteve] indignado pelo fato de que a criança fazia um desenho junto a outra colega nos momentos finais da aula”, afirmou o CA. A mãe da jovem, que saiu da sala chorando, no entanto, levara a filha pelo fato de morar numa região periférica e muito menos para pagar uma babá.

O docente alegou que a presença de uma criança ao falar um conteúdo, principalmente para adulto, poderia atrapalhar o desenvolvimento cognitivo da jovem, no qual o assunto da aula era “Fatos Sociais” a partir do sociólogo Émile Durkheim. Os colegas da instituição afirmam que a mesma é aluna de outras quatro disciplinas na instituição, em que sua filha também a acompanha, e nunca ouviu nenhuma advertência do tipo, visto o comportamento exemplar da criança, que a ninguém incomoda, o que pode ser testemunhado por qualquer outro.

Até o momento, o professor não se pronunciou oficialmente sobre o assunto e muito menos a UFRN. Dentro dos áudios as frases ditas pelo acadêmico foram: “As pessoas precisam respeitar a autoridade do professor”/”Só vai (para universidade) quem tem condições”/ “Se Vire”/ “Façam nota, façam o escândalo que quiserem, vão pro caralho reclamar, agora quem vai na frente reclamar sou eu! Por que o professor tem a outorga do estado de mandar na sala de aula”.

O áudio completo do professor após expulsão da aula está circulando pelo Whatsapp e pode ser ouvido a seguir:

Caso não consiga escutar, clique neste link.

O CA mandou uma nota repudiando a atitude do professor. Confira a seguir:

O CA de Biomedicina também mandou uma nota de repúdio:

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus