Relação da banda Detroit com o Carnaval de Natal

Compartilhe:

Nesta semana começa os festejos de carnaval e em Natal vai ter blocos em Ponta Negra, Centro Histórico, Redinha, Centro Histórico e  outros lugares. A relação da banda Detroit com a folia de momo, às vezes, se confunde com as histórias dos blocos. A gente sabe que Natal tem Os Cão da Redinha; Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens; As Kengas e dentre outros. Mas, a história dos blocos é um pouco mais antiga.

*Foto: Tribuna do Norte

Eles surgiram na década de 50, como Jardim de Infância e Ressaka. Nas décadas seguintes surgiram os blocos puxados em trenzinhos, nos quais com certeza você tem foto dos seus pais na manguaça em cima de um trem puxado por um trator. O bloco inspirou o surgimento de Psyu, Bakulejo, Bandagália, Eter-na-mente e o famoso Puxa-Sacos.

Nesse período, vários blocos criaram os seus próprios hinos que eram cantados várias vezes durante a folia. Uma forma de eternizar essas canções foi a banda Detroit, nos anos 80, ter gravado as músicas carnavalescas, que eram cantadas pelo grupo em suas apresentações e bailes para os quais eram convidados. O grupo surgiu 1984 e cinco anos depois lançou o lembrado álbum “Carnaval em Natal”, tendo o encarte a seguinte mensagem:

Do encarte interno (sic):
“A Banda DETROIT nasceu em 1984, da coragem de jovens que se propunham, através da bôa Música, contribuir para a Cultura do seu Povo.
Hoje, cantando a sua primeira Vitória a Banda DETROIT entrega aos Norte-Riograndenses e ao Brasil, em “O CARNAVAL EM NATAL”, a síntese da Alegria que invade os Reis da Folia, integrantes dos melhores Blocos Carnavalescos desta Cidade.
ESCUTEM!…
Em Natal, 25 de Novembro de 1989″

Assim, eles conseguiram eternizar as músicas da folia de momo em um disco, que depois a banda Encontro Magnético também repetiu este feito nos anos 2000.

Por muito tempo, o Carnaval da cidade era considerado tão importante quanto os de Salvador e Recife, porém um acidente do ônibus Guanabara no Viaduto do Baldo fez com que diminuísse as festas de folia de momo na cidade, veja o texto falando disso.

Escute o álbum da banda com músicas famosas no carnaval de Natal:

Você pensa que a banda Detroit acabou? De jeito nenhum. Eles estarão de pranchão, um trio elétrico mais baixo, e agotarão  o dia 8 de fevereiro, próxima quinta-feira. Eles vão sair em frente ao Praia Shopping e baile na praça do Gringo’s. A banda vai percorrer as ruas de Ponta Negra. No repertório, clássicos e canções atuais em ritmo de frevo eletrizado, incluindo as canções que marcaram os antigos carnavais de blocos, de autoria de Babal, Carlos Santa Rosa Castim, Délio Miranda, Leonardo Cavalcanti, dentre outros compositores. São músicas feitas para blocos Meninões, Saca-Rolha, Puxa-Saco, Kuxixo e outros blocos de época.

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta