O que é o Marco de Touros?

O que é o Marco de Touros?

Compartilhe:

Quem já fez o passeio no Forte dos Reis Magos já viu esta coluna de pedra em uma das salas. Este monumento se chama Marco de Touros e foi instalado na cidade de mesmo nome, no litoral Norte, pelo Reino de Portugal. O objetivo da pedra, que detém 1,62 m de altura e 32,5 cm de largura, era atestar que aquela região pertencia à coroa portuguesa. Em uma de suas faces, possui a cruz da Ordem de Cristo e o escudo português esculpidos em relevo.

Os marcos, ou padrões, eram colunas de pedra, de altura variável, encimadas por uma cruz com inscrições em português, latim e árabe, que os portugueses passaram a usar como prova de suas descobertas e símbolos de sua fé.

É considerado o monumento colonial mais antigo do Brasil e um dos primeiros registros portugueses no país, fazendo parte do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). A pedra foi solicitada pelo capitão-mor André Gonçalves e foi instalada durante a expedição de Gaspar de Lemos, chegou a 15 de agosto ao Cabo de São Roque e, antes de partir, provavelmente, colocou o marco.

Por causa deste monumento, muitos historiadores potiguares defendem que o Brasil foi descoberto aqui mesmo no Rio Grande do Norte e que o monte seria nada mais que nada menos que o Pico do Cabugi e esta teoria é bastante estudada e defendida por alguns historiadores. Os estudiosos querem realizar uma série de seminários para apontar que o Brasil foi descoberto na Praia do Marco, conforme falamos neste texto aqui.

Além do motivo histórico, o Marco de Touros é também cultuado pela comunidade de Cauã, como se fosse santo, sendo denominado  até de “Santo Cruzeiro”. O culto ao Marco surgiu em decorrência da falta de conhecimento das características da pedra e das inscrições nela contidas, como, por exemplo, a cruz que representa o símbolo da Ordem de Cristo. Estes fatores levaram a comunidade a crer que o Marco era realmente divino, vindo diretamente de Deus. 

Os habitantes dessa comunidade acreditavam que tirar algumas lascas de pedra do Marco de Touros para fazer chá não constituía uma agressão e sim uma cura para as suas doenças. A comunidade, na sua obsessão religiosa, contribuiu para que o avanço do mar não viesse a destruir o precioso patrimônio – que foi o primeiro monumento histórico do Brasil português – pois, a cada avanço do mar, o Marco era deslocado do seu lugar de origem.

Mas desde 1976, quando foi declarado monumento nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural, o Marco encontra-se em exposição no Forte dos Reis Magos. 

Você pode ler também:  Ivan Baron e a sua luta contra o capacitismo

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...