Sabia que o Ducal foi construído pela Odebretch?

Sabia que o Ducal foi construído pela Odebretch?

Compartilhe:

A gente já tinha falado sobre o Ducal no blog, mas vamos recordar, pois achamos uma raridade. A obra acima registrada, no qual peguei no Facebook de Júnior Oliveiro, colecionador de fotos antigas da cidade, mostra a obra do Hotel Monte Líbano, que hoje é conhecido por Ducal. Tudo começou em 1971, quando  o empresário Alcides Araújo, fundador da rede lojas Rio Center, juntamente com empresários libaneses residentes em Natal resolveu construir o Hotel Monte Líbano. A construção foi comandada pelo Grupo Odebrecht, hoje conhecida pelo seu envolvimento na Operação Lava-Jato. Porém, antes do prédio ter ficado pronto, Araújo e os libaneses venderam o hotel para União das Empresas Brasileiras e no dia 05 de Novembro de 1976, um hotel quatro estrela chamado Ducal Palace Hotel. Bastante luxuoso para aquela época.

Vamos dá um resumo sobre a empresa, que surgiu em 1944, por Noberto Odebrecht, herdeiro de uma família que já tinha experiência na área da construção civil,e foi uma das primeiras construtoras do país a fazer obras de concreto armado. Naquela época, o Ducal e a Odebretch tinha parcerias em outras cidades brasileira para a construção de outros empreendimentos, como shoppings, centros empresariais, hoteis e dentre outros.

Assim como outras obras da empresa naquela época, o prédio foi construído por concreto e aço da torre Agbal. Foi um dos percursores da verticalização da capital potiguar.

Nesta foto a seguir mostra que o prédio teve apoio do Governo Estadual (veja a placa: “Governo Cortez Pereira”). Observe que a Rua João Pessoa ainda não era asfaltada:

Alguns anos depois, foi vendido à rede hoteleira Luxor Continental, no Rio de Janeiro. O último andar do prédio é um mirante que funcionava o antigo restaurante do hotel, que tem uma vista panorâmica da cidade em um ângulo de 360º. Este também por muitos anos funcionou como uma boate. No ano de 1981, o Hotel Ducal recebeu a Seleção Brasileira em um amistoso contra a Alemanha Oriental antes da Coapa do Mundo de 1982, que aconteceu na Espanha.

Depois de hotel, o prédio funcionam as Secretarias Municipais de Educação e Saúde. Desde a gestão de Micarla de Sousa, as secretarias mudaram por um outro prédio que funcionou um hotel na ladeira do sol.  Até hoje, o local está disponível para alugar e algumas salas são utilizadas para as pessoas que estão de passagem na cidade.

A parte do térreo é utilizado por um banco de empréstimo consignado. Mesmo não estendo nos tempos de glória, o Ducal ainda é utilizado como ponto de referência em Natal.

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí