Estudantes do Brasil realiza projeto de urbanização da Ribeira em concurso do Banco Interamericano

Estudantes do Brasil realiza projeto de urbanização da Ribeira em concurso do Banco Interamericano

Compartilhe:

O Urbanlab deste ano é um concurso nacional, cujo tema deste ano é a revitalização do bairro da Ribeira, tradicional bairro cultural da capital potiguar. Dentre os finalistas está o projeto dos estudantes de arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto “Olhos da Ribeira”, se ganhar, receberá a quantia de cinco mil dólares e os projetos apresentados no concurso receberão certificados de reconhecimento, ficando em exposição temporária na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), idealizadora do concurso, em Washington, nos Estados Unidos.

UrbanLab é um concurso universitário destinado a buscar soluções criativas e ideias inovadoras para os problemas urbanos da América Latina e do Caribe (ALC), em parceria com estudantes, professores universitários e jovens profissionais. No caso, os estudantes da UFRN resolveram criar um projeto urbanístico, social e patrimonial de caráter integral, multissetorial, inovador e sustentável, para um polígono de intervenção no histórico bairro da Ribeira.

Trabalho foi desenvolvido pelos estudantes Marcela Lorena Farkat Scheer, Dmetryus Targino Marques de Souza, Nicholas Saraiva Martino e Mariah Oliveira Holder da Silva, sob a orientação da professora Ruth Maria da Costa Ataíde. Eles terão a concorrência de grupos da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade de São Paulo (USP). Eles serão julgados por Paulo Casé, Philip Yang e Clarisse Linke.

Projeto da Ribeira que está concorrendo no Banco Interamericano do Desenvolvimento

O UrbanLab é uma iniciativa vinculada ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e que tem como objetivo encontrar soluções criativas e ideias inovadoras para problemas urbanos encontrados na América Latina e no Caribe. O resultado será conhecido no dia 30 de novembro, em Washington, nos Estados Unidos, sede do BID.

Caso vençam, eles trabalharão, entre fevereiro e março de 2018, com técnicos locais, Prefeitura do Natal, especialistas do BID, do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal na aplicação do projeto no bairro da Ribeira.

Você pode ler também:  Quem foi Padre Miguelinho?

Ao todo, esta primeira edição nacional do UrbanLab recebeu na primeira fase 40 propostas de 31 universidades do país.

O seu objetivo é atuar como incubadora de talentos jovens em questões urbanas, a partir de uma rede de trabalho com universidades; fechar a lacuna entre os jovens e o mercado de trabalho; e promover um espaço participativo para a discussão dos paradigmas da disciplina. Após o sucesso das duas primeiras edições internacionais do concurso – em 2015, no bairro de Curundú, Panamá e em 2016 na cidade de Santa Marta, Colômbia– uma terceira edição, em parceria com a Província de Mendoza, Argentina, está em curso em 2017.

Outras informações sobre o concurso podem ser obtidas através do portal http://convocatorias.iadb.org/pt/urbanlab-brasil/inicio-urbanlab-brasil.

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Estudantes do Brasil realiza projeto de urbanização da Ribeira em concurso do Banco Interamericano”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí