Sabia que existe uma cerveja feita 100% no Rio Grande do Norte?

Sabia que existe uma cerveja feita 100% no Rio Grande do Norte?

Compartilhe:

Se chama 084 e é feita aqui no Rio Grande do Norte, visto que o nome é uma homenagem ao estado utilizando o código para ligar interurbano (o famoso DDD). A bebida foi feita pela cervejaria potiguar Raffe e é vendida somente nas lojas especializadas aqui na cidade. Mas, você pode experimentar no QG da fabricante, que fica no bairro de Candelária, a fanpage é neste link. O lançamento aconteceu em junho deste ano.

Ela é uma American Ipa de teor alcóolico 5,9% e traz uma mistura de frutas cítricas no seu cheiro.

Mas, o que é uma cerveja Ipa? É a sigla para India Pale Ale, esse nome surgiu quando a Inglaterra ainda colonizava a Índia. Na época, quando uma cerveja indiana chegava na terra da rainha demorava seis meses e muitas vezes o líquido chegava deteriorada. Foi aí que tiveram a ideia de fazer uma cerveja mais encorpada para que pudesse ser conservada por mais tempo. Os ingleses gostaram bastante, porém com o advento da refrigeração, o produto deixou de ser amplamente fabricado.

A IPA só voltou a ser largamente consumida após uma espécie de renascimento ocorrido nos EUA, quase 200 anos após seu surgimento.

Aí surgiu o conceito de American IPA, também conhecida como APA. É uma cerveja relativamente nova, surgida na década de 1970 e é carregada por aromas muito mais cítricos.

Já falamos por aqui que o mercado de cerveja artesanal está crescendo no estado. O primeiro grupo de cervejeiros artesanais no Rio Grande do Norte foi a Associação dos Cervejeiros Artesanais do Rio Grande do Norte (AcervA, escrito desta forma) foi fundada em 2010 por amigos, que estavam interessados em produzir o seu próprio produto, e o projeto foi crescendo. Hoje eles realizam diversos eventos relacionadas à produção de cerveja.

A cerveja caseira leva em média 25 dias para ficar pronta para ser consumida e passa por essas seguintes etapas: moagem dos grãos, no qual será adicionado água e a mistura levada ao fogo; adição de fermento específico e o produto demora cinco dias para ser fermentado; fase de maturação, que demora mais 10 dias, e é nessa etapa se coloca alguma especiaria; e, finalmente, engarrafar o líquido (colocar um pouco de açúcar para formar o gás que é percebido na hora de abrir).

O teor alcoólico do líquido é estimado durante o processo, com a realização de algumas leituras. A cor do líquido também é determinada na moagem, onde o produtor decide se coloca mais ou menos água no preparo. Isso também determina a porcentagem do álcool.

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...