Alex Atala, chefe mais famoso do BR, fará uma palestra durante a Festa do Boi

Alex Atala, chefe mais famoso do BR, fará uma palestra durante a Festa do Boi

Compartilhe:

O chef brasileiro premiado Alex Atala, dono do sexto melhor restaurante do mundo, fará uma visita no próximo feriado (12), Dia da Padroeira do Brasil, fará uma palestra chamada “O Desenvolvimento da Gastronomia Brasileira com Uso de Produtos Terroir” na Festa do Boi, em Parnamirim, no Parque Aristófanes Fernandes. A palestra é organizada pelo Sebrae, onde terá um estande no evento.

O que significa isso? É uma palavra francesa, se pronuncia “terroar” e significa região ou território. O termo está ligado aos produtos que expressam fielmente as características do lugar onde foram produzidos. É o caso dos vinhos do Rio Grande do Sul, as castanhas do Acre e os queijos de coalho e de manteiga da região do Seridó, aqui, no Rio Grande do Norte.

Além de ser dono do D.O.M, que é considerado o sexto melhor restaurante do mundo, do Dalva e Dito e do Riviera Bar, o chef é sócio do restaurante Bio, um estabelecimento que tem receitas com ingredientes subaproveitados pela maioria dos chefes. Um exemplo é o uso do caroço de abacate tostado em vez de nozes e cascas de manga desidratadas em saladas, granola e farofas.

Alex Atala criou esse o conceito Bio, cuja proposta principal é a utilização máxima dos alimentos com o mínimo de desperdício e elegeu fornecedores que têm características com o conceito terroir, um deles é o Empório Poitara, que comercializa produtos vindos da Amazônia. A palestra de Atala está programada para ocorrer às 18h , no feriado.

O valor é de R$ 150 e as inscrições prévias podem ser feitas pelo 0800 570 0800.

Além da palestra de Atala, o chef americano Dan Strogin vem ao evento para falar sobre a importância do leite cru para fabricação de queijos brasileiros, uma excelente oportunidade para aqueles produtores que têm queijarias artesanais.

Você pode ler também:  Insatisfação com edital de Economia Criativa do Sebrae/RN

Nacionalmente, estão confirmadas as presenças de especialistas renomados, como a chef mineira Raquel Novais, que participou da terceira edição do MasterChef Brasil. Ela participa de três oficinas gastronômicas no espaço montado pelo Sebrae: Camarões Orgânicos, Ostras Orgânicas e de Carnes e Queijos. A sommelière paulista Gabriela Monteleoni fará uma oficina de harmonização de queijos, vinhos e cachaça logo na noite de abertura do espaço.

As capacitações atendem aos empreendedores de diversas áreas do setor de alimentação fora do lar. O chef catarinense Fabiano Gregório em falar sobre a influência do terroir na produção de alimentos seguindo os preceitos do movimento slow food. Já a barista mineira Paula Dolgheroff ministra uma oficina de métodos de preparos de café e outra sobre preparo de drinques com café. Para saber as datas, os horários, os valores.

A programação completa basta acessar a página do Espaço Terroir, nome do estande do Sebrae na internet.

Além das oficinas, a programação também terá palestras técnicas diárias, seminários ( Cadeia produtiva do mel, Sertão Empreendedor, Aquicultura Potiguar, Fogo e Carne e Indústria de Alimentos e Bebidas do RN).

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...