Dia que o Gref Zeppelin andou por Natal

Dia que o Gref Zeppelin andou por Natal

Compartilhe:

Uma das histórias do século XX que marcaram bastante a vida dos natalenses foi quando um Zeppelin, do nome Gref Zeppelin, andou pela cidade baseado no trabalho do aviador Augusto Severo. Aprimeira viagem do Graf Zeppelin ao Brasil, em 1930, após pousar em Recife, Rio de Janeiro, novamente Recife, seguia para os Estados Unidos e sobrevoaria a cidade de Natal. A Empresa Luftschiffban Zeppelin G.M.B.H, construtora do Zeppelin, considerando a importância histórica de Augusto Severo para o desenvolvimento dos balões dirigíveis, resolveu, por sua própria e inédita iniciativa homenageá-lo.

O ato teve significativa e simpática recepção junto ao governo brasileiro e, particularmente junto ao governo potiguar.

Vale lembrar que Augusto Severo decolou do solo parisiense no dirigível Pax, desenvolvido por ele, e voou em torno da Torre Eiffel acompanhado do francês Georges Saché, mecânico de bordo. Cerca de dez minutos após o início do voo, o Pax explodiu, matando Saché e Augusto Severo, que tornou-se, assim, o primeiro mártir brasileiro da aviação.

A primeira homenagem ocorreu a 28 de maio de 1930, o balão baixou sobre a estátua de Augusto Severo que fica na praça de mesmo nome, próximo ao Teatro Alberto Maranhão, e deixou cair um ramalhete de flores naturais, com a seguinte inscrição : “Homenagem da Alemanha ao Brasil, na pessoa de seu filho Augusto Severo.”

Quando novamente sobrevoou Natal, em 20 de outubro de 1933, o Zeppelin realizou nova homenagem de acordo com Paulo Pinheiro de Viveiros : ” dessa feita, voava à noite, numa altura aproximada de 200 metros; eram 23 horas e 30 minutos quando alcançou a cidade, deixando cair de bordo, pendente de um pára-quedas luminoso, uma coroa sobre o monumento de Augusto Severo. O vento desviou o troféu que caiu no pátio interno da Great Western. Toda a população natalense estava desperta e acompanhou, nas ruas, as evoluções do Graf Zeppelin.

Você pode ler também:  Conheci o primeiro shopping do Brasil e fica em SP

Nestas duas viagens várias fotos foram feitas e viraram cartões-postais, como essa imagem a seguir:

Esta homenagem ajudou a contribuir com a importância de Natal para a aviação. Tem o vídeo do evento a seguir:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí