O que é feito aquele pirulito de tábua?

Compartilhe:

Com certeza, você já passou por alguma feirinha ou evento relacionado às comidas típicas do Nordeste e já viu este pirulito. Mas o que ele é feito? Só sabemos que ele é muito bom e engana aquela fome enquanto o jantar ainda não está pronto. Ele se chama de pirulito de tábua, pois o vendedor o coloca numa tábua cheia de buraquinhos. Era bem comum antigamente, mas com a industrialização das balas, a venda desta iguaria se tornou bastante rara.

Muitas vezes tinha de chupar com papel e tudo pois o sol forte derretia o caramelo e o papel grudava, ficando difícil retirá-lo. Hoje é mais comum ver a venda deste produto no Litoral Norte do Rio Grande do Norte.

Assim como a rapadura, ele é feito de mel e limão. Para fazê-lo, lembra um pouco do caramelo, no qual você tem que queimar o açúcar e fazer com que ele se transforme em caldo. Porém, antes de chegar ao caramelo, o doceiro, tira do fogo e coloca nas forminhas em forma de guarda-chuva e é só esperar esfriar. Não precisa colocar na geladeira.

Na internet, eu achei um vídeo de um rapaz ensinando a fazer um pirulito, sendo que utilizou forminhas de gelo e corantes. Confira:


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!