Esta semana Natal terá encontro de cervejeiros artesanais

Esta semana Natal terá encontro de cervejeiros artesanais

Compartilhe:

Muita gente não sabe, mas existe um grupo em Natal que faz cerveja artesanal e é um mercado que está cada vez mais crescendo. De 15 a 18 de junho, a capital potiguar recebe XII Encontro Nacional das AcervAs, com a presença de cervejeiros de todo o Brasil. Natal foi escolhida, por conta das belezas naturais e climas, para ser a sede 12ª edição do evento e acontecerá em vários lugares da cidade, no qual falaremos mais a frente.

Na programação, palestras técnicas, concurso de cervejas caseiras da BJCP (Beer Judge Certification Program), além de passeios turísticos, visitas às cervejarias potiguares e um grande festival de cervejas, que marca o encerramento desta edição.

O objetivo é disseminar a cultura cervejeira e incentivar a produção artesanal desta bebida milenar. É a primeira vez que Natal recebe o evento e são esperados mais de 1000 amantes da cerveja, entre potiguares e de outros estados brasileiros.

É crescente o número de cervejarias artesanais na capital potiguar, estabelecimentos que comercializam os melhores rótulos nacionais e internacionais, além dos produtores de cerveja caseira. Fundada em 2010, a ACervA Potiguar conta com mais de 150 membros, e esse número vem crescendo a cada dia. Já possui sede própria e realiza diversos eventos para disseminação da cultura cervejeira.

A partir do dia 15 (quinta-feira), a partir das 09h, no Hotel Imirá, acontece ciclo de palestras técnicas sobre produção artesanal. A programação inclui nomes de grande destaque no cenário cervejeiro nacional, como Carlo Bressiani, Diretor-Geral da Faculdade Épica e da Escola Superior de Cerveja e Malte; Eduardo Libório, Auditor Fiscal Federal Agropecuário, que participa do evento com uma palestra sobre os requisitos legais relativos a produção de cervejas; Victor Marinho, que possui mais de 70 medalhas em competições nacionais e internacionais do ramo; Elenilton Baretta, produtor artesanal com quase 25 anos de experiência; e, ainda, Jamal Awadallak, fundador do canal BeerSchool, atualmente com mais de 10 mil inscritos e meio milhão de visualizações.

Um dos eventos mais aguardados é o Concurso do XII Encontro Nacional das ACervAs. Cerca de 600 amostras foram inscritas, produzidas por cervejeiros de todo o Brasil, sendo admitidos os estilos estabelecidos pelo Beer Judge Certification Program, de 2015. O julgamento acontece no Hotel Imirá, obedecendo todas as regras exigidas pelos padrões internacionais para competição, com 35 juízes certificados, do Brasil, Chile e Argentina. A análise das amostras será realizada em salão reservado, durante todo o dia e os vencedores serão revelados durante a festa de encerramento.

E os cervejeiros não vão apenas competir, mas também dá uma volta pela cidade, como o Beer Crawl, no qual passarão
pelos bares especializados em cervejas especiais. Consumo não incluso. Esse passeio acontecerá em duas edições, nos dias 15 e 16/06.

Ainda tem a visita às Cervejarias – Tour por três cervejarias da cidade, e o público poderá conhecer estrutura, processo produtivo e, é claro, degustar alguns dos seus rótulos “direto da fonte”. Esse passeio também acontece em duas edições, no dia 15 e 16/06.

Os cervejeiros vão curtir os principais pontos turísticos da cidade, em um ônibus com deck superior aberto. O roteiro inclui Forte dos Reis Magos, Morro do Careca, Barreira do Inferno, Maior Cajueiro do Mundo, dentre outros. E atenção: Cervejas artesanais durante todo o trajeto.

Ainda vão curtir por do sol no Rio Potengi, com boa música e cervejas artesanais durante todo o percurso. Claro que eles vão turistar por Natal bebendo muita cerveja.

E para o público? Vai ter algo não? O Festival de Cerveja será no sábado, dia 17 de junho, à partir das 14 horas, na Cervejaria Via Continental. Será uma grande confraternização, para marcar o encerramento do XII Encontro Nacional das ACervAs. Mais de 60 estilos de cerveja serão servidos, no maior Open Beer que Natal já viu. A animação fica por conta de Alan Persa, Hallison Rasta e Banda e um novo projeto encabeçado por Sérgio Groove, resgatando os clássicos do Rock.

As inscrições para as palestras e vendas de ingressos para o Festival de Cerveja e passeios estão sendo feitas pelo site ou nos pontos de venda: Paddy’s Emporium (Av. Romualdo Galvão, 2383, Arenna Mall, loja 06 – Lagoa Nova), Mestre-Cervejeiro.com (Av. Afonso Pena, 394 – CCAB Petrópolis), Eufrates Cervejas Especiais 9Av. Campos Sales, 500 – Tirol), Estação do Malte (Rua Poeta Jorge Fernandes, 146 – Ponta Negra), Conveniência do Posto 1002 (Av. Engenheiro Roberto Freire, 2971 – Capim Macio) e Ein Bier, Bitte! (Av. Nascimento de Castro, 2017 – Lagoa Nova).

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí