10 estátuas de Guaraci Gabriel espalhadas pelo RN e outros estados

10 estátuas de Guaraci Gabriel espalhadas pelo RN e outros estados

Compartilhe:

O artista Guaraci Gabriel é escultor e desde a década de 80 utiliza sucatas como peças para as suas obras. Começou guardando sucata na empresa que trabalhava em Mossoró, no qual o dono foi um dos maiores incentivadores de seu trabalho. Ele nasceu em São Pedro do Potengi e reconhecido mundialmente. Já participou de quatro bienais internacionais, e países como Cuba, França e Áustria já conhecem o seu trabalho.

A instalação Guerra e Paz, por exemplo, de 1998, consta no Guiness Book, o Livro dos Recordes, como a maior escultura já feita em material reciclado no mundo inteiro. Ele usou materiais como destroços de aeronaves caças F5, 1 caldeira, tubos de ferro e ossos.

A base técnica para a elaboração dos seus trabalhos ele traz do curso de Edificações, feito na antiga ETFRN, atual Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), onde teve aulas com o Thomé Filgueira.

No ano passado, 12 obras deles foram expostas no SESC do bairro de Cidade Alta, mostrando os seus 12 trabalhos mais importantes. Em 30 anos de carreira o artista já concretizou mais de 30 obras de grande porte.

O Brechando selecionou algumas obras do artista (peguei as fotos no seu perfil no Facebook), no qual nas legendas colocaremos aonde foram expostas em que ano. Confira as obras selecionadas a seguir:

Escultura do jogador potiguar Marinho Chagas, hoje está na Cidade da Criança

São Francisco de Assis em Santa Cruz

Crucifixo Coação em Cristo de escape, exposta na Via Costeira na década de 90 (Foto: Joana Lima)

Obra mais recente do artista em Porto do Mangue, que faz uma homenagem á Terezinha de Jesus, uma importante pescadora da região

Homenagem ao Luiz Gonzaga em Campina Grande

Dom Quixote, instalado em uma fábrica de reciclagem na BR 101

Goianum, instalado tanto na Pinacoteca quanto na Via Costeira

Dom Quixote no Jardim das Delícias. Cavalo foi todo feito em alumínio

Colibri, instalado na divisa entre as cidades de Ipanguaçu e Mossoró. Esta obra possui cunho ecológico onde a garrafa de leite serve de deposito d’água para irrigar através de gotejamento mais de 1800 mudas de plantas nativas.

Boca da Noite, obra bastante conhecida em Mossoró. Utilizou dois fusquinhas – um representando a Câmara e o outro o Senado -, um garfo e uma faca, simbolizando a comida ou a falta dela, e espetou um carro da marca Brasília no alto.

Menção honrosa para Guerra e Paz de Guaraci Gabriel

Guaraci Gabriel – Artista plástico
1998, Guerra E Paz, Via Costeira, Natal – RN – Brasil.
A Maior escultura do mundo, registrada pelo Guinness World Records

Como falamos anteriormente, ela entrou no Guines Book por ser a maior obra em material reciclado de metal pesando 50 toneladas. Na época foi exposta na Via Costeira.

De acordo com Guaraci Gabriel, em seu blog, a obra que representa o conflito da humanidade. O equilíbrio entre as forças antagônicas da existência humana. Onde no plano horizontal consta uma mandâla divida em duas partes, de um lado 5 carcaças de aeronaves de guerra destroçadas e ossos e do outro lado composta por tubos brancos, delineados com 50 flecha formando o símbolo de in e Yang.

Você pode ler também:  14 coisas que você pode fazer na Ferreira Costa

E na vertical uma base de lançamento de foguete , na cápsula principal o símbolo de Paz utilizado nos anos 60 pelo movimento Ripie. Na ocasião da inauguração da obra, foi executada a performance do artista que com as vestes de Papa fazia a contagem regressiva para o lançamento do foguete, iniciando um show pirotécnico.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí