10 belos cartões postais de Natal das Antigas para brechar

Praia dos Artistas em 1985
Compartilhe:

O cartão-postal é uma simplificação da carta. Trata-se de um pequeno retângulo de papelão fino, com a intenção de circular pelo Correio sem envelope, tendo uma das faces destinada ao endereço do destinatário, postagem do selo, mensagem do remetente e na outra alguma figura. Geralmente, os cartões-postais feitos pela cidade de Natal eram realizados a partir de fotografias de profissionais, como Jaeci.

A vantagem dos postais, como também são conhecidos, é o porte de valor inferior ao das cartas comuns e a dispensa do uso do envelope tornava a correspondência mais fácil e mais barata.

Os primeiros cartões-postais emitidoseram de monopólio oficial e já vinham selados. Com o decorrer dos anos outros países passaram a autorizar as indústrias a imprimirem esses cartões-postais para circularem pelos correios, depois de serem devidamente selados no valor do porte fixado.

Hoje, eles são instrumentos de pesquisa para saber como era Natal antigamente. Pesquisando no Mercado Livre, podemos encontrar alguns postais custando, no mínimo, R$ 120.

O Brechando coletou 10 destes cartões, que mostram Natal no início do século XX até a década de 1980. Veja os postais que selecionamos e, nas legendas, explicamos aonde foram tiradas estas fotos e os respectivos anos:

Hotel Reis Magos e a falta de quiosques na Praia do Meio na calçada da Orla, anos 60

Av. Hermes da Fonseca, no Tirol em 1918. Nascente da Cidade, provavelmente, em direção ao Centro.

Parece Ponta Negra, mas não é. Praia dos Artistas em 1985

Praça Pedro Velho. Veja que o nome na foto está Espaço no lugar de Praça

Avenida Rio Branco e no fundo o Mercado Público de Natal no fundo, início do século XX

Praia do Meio nos anos 90

Redinha, anos 60

Igreja do Bom Jesus, década de 60

Av. Junqueira Aires, hoje Av. Câmara Cascudo. A visão foi feita na Praça das Mães, do lado da OAB.

 


Sobre Lara Paiva

Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!