Quantos bairros existem em Natal?

Compartilhe:

O conceito de bairro em nosso município assume importância fundamental Em cada região constatam elementos característicos que lhe são peculiares. Assim, pode-se inferir que o bairro corresponde a cada uma das partes em que se costuma dividir a cidade, para mais precisa orientação das pessoas e mais fácil controle administrativo dos serviços que o poder público oferece.

Afinal, quantos bairros existem em Natal?  Ao todo, Natal tem 36  bairros, sem contar com os conjuntos e loteamentos habitacionais. Os maiores bairros se concentram na zona Norte e Leste da capital potiguar.

A última regulamentação dos bairros na capital do Rio Grande do Norte foi em 1993, quando Capim Macio, Barro Vermelho, Nova Descoberta e dentre outros foram considerados como bairro da Prefeitura do Natal. A partir do ano de 1994, por definição legal, a unidade territorial de planejamento de Natal passou a ser o bairro. Desde então foram atribuídas, a essas unidades, determinadas prescrições urbanísticas, observadas as suas condições ambientais, sociais, geopolíticas, econômicas, de infra-estrutura e serviços instalados, dentre outros aspectos.

Para formulação dos limites dos bairros da cidade do Natal foram adotados alguns critérios como: fator cultural e histórico, densidade, área mínima e área máxima, tempo de ocupação, preservação da nomenclatura tradicional e utilização de acidentes naturais e culturais.

Aqui vai a lista dos bairros, divididos por zonas urbanas, Norte, Sul, Leste e Oeste:

Zone Leste
Alecrim
Areia Preta
Barro Vermelho
Cidade Alta
Lagoa Seca
Petrópolis
Ribeira
Rocas
Tirol
Santos Reis

Zona Oeste
Bom Pastor
Cidade da Esperança
Cidade Nova
Dix-Sept Rosado
Felipe Camarão
Guarapes
Nossa Senhora de Nazaré

Zona Sul
Candelária
Capim Macio
Lagoa Nova
Neópolis
Nova Descoberta
Pitimbu
Planalto
Ponta Negra

Zona Norte
Igapó
Nordeste
Nossa Senhora da Apresentação
Pajuçara
Potengi
Redinha
Quintas
Redinha
Salinas


Sobre Lara Paiva

Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

3 Comentários em Quantos bairros existem em Natal?

  1. Parabéns pelas informações sobre os bairros de Natal. Eu estava pesquisando para participar de uma roda de discussão, e as suas informações são de grande valia para o assunto que vou defender.

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!