Aqui estão a programação e os horários da oficina do Encontro de Dança de Natal

Aqui estão a programação e os horários da oficina do Encontro de Dança de Natal

Compartilhe:

O Encontro de Dança vai acontecer em Natal a partir deste sábado (29) e vai até o dia 06 de maio, no Barracão do Clowns de Shakespeare, que fica na avenida Amintas Barros, no bairro de Nova Descoberta.  Lá haverá apresentações de diversas companhias de danças, estaduais (ex: Goiânia e Rio Grande do Sul) e Internacional, como Solos de Stuttgart, natural da Alemanha, mas reúne gente da França, Bélgica, Israel e dentre outros países.

Em abril publicamos que o Encontro de Dança de 2017 foi cancelado e o motivo seria o decreto sobre a Lei Djalma Maranhão, que foi sancionado no ano passado, no qual a Prefeitura determinou um limite para os gastos dos projetos culturais da cidade do Natal. Porém, eles conseguiram outros patrocinadores que permitiram que fosse realizado a edição de 10 anos do evento.

O evento reúne o melhor dos dançarinos do país e do estrangeiro. É uma plataforma para artistas independentes, grupos e companhias com ênfase na dança contemporânea, contribuindo para a capacitação técnica, ampliação da visibilidade das produções locais e o impulso à formação de plateia, reforçando conexões, promovendo o diálogo, respeitando a diversidade e estimulando a dança para todos os potiguares.

Foi criado por Diana Fontes, Joana Fontes, Bianca Dore, Danielle Flor e Giovanna Araújo, que tem como objetivo maior estimular uma intimidade e compreensão do fazer artístico contemporâneo, segmento conceitual que retrata a essência do homem em seu cotidiano. Quer dizer fazer uma conexão entre a dança contemporânea e tradicional com o público e amantes geral desta movimentação artística.

Nestes 10 anos passaram pela nossa cidade nesses dez anos estrangeiros de toda parte do mundo, companhias nacionais de referência. Além disso, todas as companhias de dança do Rio Grande do Norte atuaram com louvor nessa década em nossos palcos sagrados, sejam em teatros, nos parques, nas ruas ou nas praias e até mesmo voando nas paredes urbanas.

Neste ano haverá apoio da  UNIMED Natal, através da Prefeitura Municipal do Natal/Programa Djalma Maranhão e O Boticário, através do Ministério da Cultura/Lei Rouanet.

Você pode ler também:  Cantora Joana Knobbe realiza uma turnê com pernambucano

Confira a programação completa e os horários a seguir a seguir (avançar no final da página):

29 de abril – 20H | BARRACÃO CLOWNS

BAILONGO – ENTRE NÓS COLETIVO DE CRIAÇÃO

Coreografia: Vlademir Rodriguez

Tem como conteúdo, seis pessoas que se encontram, onde cruzam histórias hexagonais, intensas e nem sempre coerentes, aliás, quase sempre erráticas. Seis pessoas com seus pequenos dramas, tratando de existir individualmente, enquanto a música os funde inevitavelmente.

Tem como base, a obra literária Viva La Música de Andrés Caicedo que diz: Mudar daquela esquina seria ficar angustiada num grau insuportável, por estar tão distante dela. E por isso, suponho que você já tivesse ido e, portanto voltando, tornou interminável o caminho de volta para o lugar ao qual você pertence. Não tinha porque morar em outra parte a não ser aqui, onde está o meu esforço, minha festa, a terra que eu amo.

Os componentes do Entre Nós são bailarinos em sua maioria experientes, mesclando com bem jovens, objetivo de Diana Fontes, direção artística, unindo o vigor e a maturidade. Elementos de suma importância na construção do intérprete.

 Classificação Indicativa: Livre

CARICAT’S – ENTRE NÓS COLETIVO DE CRIAÇÃO

Coreografia: Marcelo Moacyr

“Nada mais é do à possibilidade de brincar com situações indecifráveis, incoerentes e híbridas na sua forma contextual”.

Essa obra foi criada para buscar soluções para o que possa vir a acontecer. Nada é definitivo. Tudo parece inacabado e burlesco. Divirtam-se.

Inspiração: a dança contemporânea, quase sempre é mostrada, criada sob temas fortes, pesados, de questionamentos vividos pela era atual. Nosso objetivo foi falar o quanto temos prazer em dançá-la, tendo como mote, as relações entre homens e mulheres, expostas ludicamente.  Sem nenhuma intenção de questionar, já questionando, onde nada é infinito, inacabado e burlesco. De fato, é uma obra clownesca.

 Classificação Indicativa: Livre

Você pode ler também:  Cia. Gira Dança comemora 13 anos apresentando espetáculo “Sem Conservantes”

30 de abril – 20H | BARRACÃO CLOWNS

MEU, SEU, NOSSO. – GESTO CIA DE DANÇA (Mossoró)

Coreografia: Marcelo Pereira, Leonardo Saldanha, Willamy Carlos, Hykaroo Mendonça, Ivaldo Mendonça e Cia.

Meu – a individualidade exposta na melodia corporal de cada bailarino;

Seu – a contribuição do outro como elemento que nos envolve, inspira e impulsiona;

Nosso – o ser coletivo; as inúmeras formas existentes que nos sintetizam.

Um coletivo de autores leve, pesado, forte, sensível, divertido, dramático, surpreendente, humano. Uma nova ótica sobre movimentos pré estabelecidos que buscam encontrar ligação onde não existe. Ou existe?

Classificação Indicativa: Livre

EU, FÊMEA – ROZEANE OLIVEIRA [CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas]

Coreografia: Rozeane Oliveira

O espetáculo vem à tona para evidenciar um ser que se transpõe, um ser que se atravessa. A obra tem a força da transformação, evolução e transbordamento. No decorrer do espetáculo a bailarina-intérprete, faz uma longa viagem ao mais profundo de si mesma e chega à consciência total de ser. O espetáculo situa-se numa confluência de paradigmas, que a bailarina entretece, destece e põe em tensão: o SER MULHER ser em constante mutação que sublinham ora a precariedade e o nomadismo da consciência e da existência entre as aleluias e as agonias do ser mulher.

Carrega para si o empoderamento e firmeza do seu (Eu) que impulsiona a Fêmea no íntimo do olhar. Experimentações levadas a cena, encarado, deste modo, o processo enquanto obra. Inquietações e sensações da intérprete criadora, compartilhadas com o espectador.

Classificação Indicativa: 16 anos

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...