Neste fim de semana, Jacy volta às terras potiguares em mais nova temporada

Neste fim de semana, Jacy volta às terras potiguares em mais nova temporada

Compartilhe:

Jacy está novamente nas terras potiguares, após uma bem sucedida temporada em São Paulo, conforme falamos neste texto do Brechando.  Neste fim de semana (1 e 2) e os de abril, eles vão fazer uma série de apresentações na Casa da Ribeira para comemorar os 10 anos do grupo Carmin.

O grupo comemora esta fase de sucesso, visto que eles reconhecem a dificuldade de fazer teatro nas terras potiguares, no qual os patrocínios são feitos a partir de editais ou batendo de porta em porta dos empresários. Eles só conseguiram duas vezes contemplação no edital, um nacional em 2012 para a montagem de Jacy (Myriam Muniz) e outra do Sesc RN em 2015 para o Por Que Paris?.

Voltando para Jacy, a peça veio por acaso, quando os atores acharam uma frasqueira abandonada na Hermes da Fonseca. Ela reconta a história real de uma mulher nascida em 1920 que na década de 1940, durante a 2ª Guerra, se apaixonou por um capitão americano; na década de 1960-70 atravessou a ditadura no coração político do Brasil e terminou seus dias, na primeira década dos anos 2000, sozinha, em Natal.

A História de Jacy em formato de peça foi escrita pelos filósofos Iracema Macedo e Pablo Capistrano, com dramaturgia de Pablo Capistrano e Henrique Fontes, que também assina a direção em uma montagem compartilhada com a atriz Quitéria Kelly, o cineasta Pedro Fiuza e o produtor Daniel Torres. O processo de Investigação para criação da peça revelou fatos que arrepiaram seus criadores.

Coincidências como o fato de Jacy ter tido seu primeiro emprego na mesma rua da Casa da Ribeira (rua Frei Miguelinho, na Ribeira).

Durante a peça, a ficção se mistura com a realidade, quando utilizam audiovisual e luzes como cenário para contar a vida da idosa, que morreu vivendo uma vida solitária.

Segundo dados do censo 2010 do IBGE, a população de idosos no Nordeste, por exemplo, cresceu de 5,1% em 1991 para 7,2% em 2010. Segundo a Fundação Perseu Abramo, responsável pela pesquisa que investiga o crescimento e a qualidade de vida dos idosos no Brasil, esse crescimento saltará de 8% para 16% ao ano, nos próximos 25 anos.

Assim, Jacy representa a vida de muitos que envelhecem e tem suas histórias jogadas, literalmente, no lixo. Ao mesmo tempo, ela relata o descaso da sociedade com os mais velhos e com o próprio destino das cidades que também envelhecem e que, em muitos aspectos, são abandonadas.

Além de SP, a peça circulou por 18 estados brasileiros e foi eleita pelo Estadão como uma das 10 melhores peças do Brasil.  Além disso, foi vista por figuras ilustres do teatro e da música como o diretor Antunes Filho, o ator Gero Camilo e o músico Chico César.

As comemorações não vão parar apenas com a apresentação de Jacy, pohaverá a estreia da peça nova “A Invenção do Nordeste”, exposição da história do Grupo e lançamento de livro com toda sua dramaturgia. 

Veja o teaser da peça a seguir:

SERVIÇO:

O que: JACY – 10 Grupo Carmin

Quando: Entre os dias 01 e 30/04, Sáb. e Dom. às 20h

Quanto: R$ 20,00 (antecipado para todos até dia 31/03 – limite de 100 ingressos por dia);  R$ 40,00 (inteira).

Onde: Casa da Ribeira (Rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira. Fone: 3211-7710)

Venda de ingressos: Bilheteria da Casa (3211-7710 à tarde) ou online no www.sympla.com.br/casadaribeira

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí