Conheça o projeto Casa das Palavras

Conheça o projeto Casa das Palavras

Compartilhe:

Andando por alguns pontos da cidade, como o Parque das Dunas e Cidade das Crianças, você já deve ter visto uma casinha cheia de livros. Mas o que é isso? Faz parte do projeto Casa das Palavras, criado para estimular a leitura em Natal e no interior do Rio Grande do Norte. Atualmente, o projeto atua em Pau dos Ferros, Jardim de Piranhas, Caicó, Currais Novos, Mossoró, Assú, Angicos, São Paulo do Potengi, Macaíba, Ceará-Mirim, Parnamirim e Natal.

O projeto teve início em 2014, sendo realizado nas cidades de Assú e Pau dos Ferros. Em 2015, a trupe da Casa das Palavras seguiu o roteiro de Currais Novos, Ceará-Mirim, Macaíba, São Paulo do Potengi, Caicó, Mossoró, Natal e Jardim de Piranhas. Neste ano, eles pensam expandir para João Câmara e São Gonçalo do Amarante.

A Casa das Palavras oferece à população uma programação lúdica voltada para a cultura potiguar, com oficinas de coral, xilogravura, cordel, contação de histórias, mamulengo, teatro, além de encontros e palestras com autores, lançamento de livros e apresentações artísticas. A ideia é integrar as pessoas e as várias manifestações culturais.

Além de eventos culturais, eles instalaram minibibliotecas, um instrumento artesanal e lúdico que fica plantado em cada cidade que abraça o projeto, e que busca fortalece o direito à cidadania da população através do conhecimento e do acesso ao livro. As minibibliotecas foram inspiradas no projeto americano Little Free Library.

Recentemente, os artistas Luiza de Souza e Arbus fizeram as suas artes nas mais recentes bibliotecas itinerantes espalhadas em Natal.

Como faz para doar o livro? Se você tem um livro que quer desapegar, procure as pequenas bibliotecas têm formato de casinhas coloridas de madeiras espalhadas por Natal e deixar. De acordo com o projeto, existem mais de 30 casinhas dessas espalhadas em todo o Rio Grande do Norte.

Artista Arbus também decorou uma mini-biblioteca

A Casa das Palavras recebe o patrocínio da Cosern, da Oi e do Governo do RN através da Lei Câmara Cascudo. E da Unimed Natal, Arena das Dunas e prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão. Uma ação cultural com muitos quilômetros percorridos, com muitos rostos desconhecidos que vão ganhando sorrisos e um tom poético que fica registrado, para um todo e sempre, na alma da Casa das Palavras.

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Conheça o projeto Casa das Palavras”

  1. Maria Aparecida dos Santos Mariano

    Já mandei e-mail para a solicitação da casinha no Projeto Debaixo da Mangueira em Mossoró. Falei com Rilder na Feira do livro. Aguardando resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí