O que é Cypher? Natalenses já praticam

O que é Cypher? Natalenses já praticam

Compartilhe:

Sabe aquela dança de hip-hop que a gente ver no meio da rua? Sim, ela tem um nome e se chama Cypher, que se pronuncia como sáifer. Surgiu nas ruas das periferias dos Estados Unidos, na década de 70, no qual as pessoas dançavam de forma livre. É um dos movimentos de dança de rua mais famosos. É um ponto de encontro daqueles que dançam hip-hop e querem trocar energia com as pessoas em sua volta.

Como funciona? As pessoas formam um círculo, no qual cada um do participante entra no meio da rodinha e pratica uma dança. Embora as pessoas nem sempre lutar dentro do círculo, há muitas vezes onde a vira batalha, que pode ser explicada em uma outra postagem. Geralmente, as pessoas se baseiam no break.

Quando é uma batalha, a intenção do cypher é fazer com que um b-boy/b-girl resolva as diferenças pessoais (tanto individuais como em grupo) sem ser preciso utilizar de violência.

Cypher realizada em Natal (Fotos: Beat Kings)

Uma Cypher pode se realizar em qualquer ambiente, seja na rua, em uma quadra, em uma praça, uma calçada, enfim, em qualquer lugar onde as pessoas possam compartilhar este espírito de união através da Dança de Rua, não somente no estilo B-Boy, mas em todos os estilos, sem discriminações.

O termo Cypher tem como tradução literal o verbo: Cifra, e não círculo, como alguns pregam. No substantivo a tradução ganha outra conotação e que parece ter gerado a gíria para este tipo de evento na Dança de Rua, que é o termo Zero ou Nada, pois neste evento não se ganha nada além de respeito, não se usa de violência e finalmente não se deixa de aplicar a filosofia maior do Hip Hop, de paz e união.

Você pode ler também:  O que foi o CIC? Primeiro colégio privado de Natal

Em Natal, existe alguns praticantes do Cypher e geralmente eles fazem as suas atividades nas calçadas de Natal, principalmente do shopping Midway.

Algumas das performances podem ser conferida a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=qePtLJH2i5M

 

https://www.youtube.com/watch?v=SRx2JiaRkVA

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...