Esta galera é responsável pela decoração do carnaval em Natal

Esta galera é responsável pela decoração do carnaval em Natal

Compartilhe:

Esta equipe se chama Oitão e será responsável pela decoração do carnaval, o grupo é formado por arquitetos, designers e outros profissionais foi o vencedor do Edital Carnaval Multicultural de Natal 2017, da Prefeitura do Natal, para compor a decoração da cidade nesse período. A decoração foi baseada numa pesquisa sobre elementos e tradições da cultura potiguar. O personagem principal de todo o carnaval será o Índio Potiguar, em uma homenagem à Tribo dos Potiguares que desfila desde 1919 e é considerada patrimônio do carnaval natalense.

Oitão é formado por Diogo Magy (arquiteto), João Adriano (designer), Raquel Sales (arquiteta) e Ciro Celestino (arquiteto).

Somado ao índio, estarão presentes em cada polo carnavalesco da cidade personagens visuais com força e identidade do carnaval ou dessas áreas da cidade. Além disso, cada polo vai ter um personagem próprio.

No Polo da Ribeira, destaca-se o sambista, o malandro que traz o pandeiro, o chapéu e toda a ginga e atmosfera que celebra a música, o bairro e os desfiles das escolas de samba. Há uma referência direta às escolas de samba de Natal que surgiram na década de 1930, porém em 1958 foi fundada a escola mais famosa e que persiste em sua existência até os dias de hoje, a escola Malandros do Samba.

Na Redinha, a personagem que adorna o local é a rainha do mar sobressaindo-se com sua coroa e vestido ornado com o baiacu (referência ao tradicional Bloco Baiacu na Vara). Em Cidade Alta, por sua vez, o destaque é a tradicional eleição da rainha das kengas, por esta razão, o personagem que destaca-se no local será um homem fantasiado de mulher, com decoração extravagante. Veja a foto dos personagens a seguir:

No Polo Rocas, a resistência e força de um bairro de pescadores que cresceu, diversificou-se e é referência histórica. As Rocas sempre foi uma área de destaque com a pesca, o Iate Clube, o Mercado, a Rampa e por esta importância na cidade, destaca-se o Rei Momo como figura principal na decoração, recepcionando os foliões.

Você pode ler também:  Explicando o que os alunos de design da UFRN reclamam da coordenação

Já em Ponta Negra, a homenagem recai sobre o famoso bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens e terá como personagem central da região uma bruxa com todas as características dos demais, intitulada As Quatro Facetas. No Polo de Petrópolis, buscou-se inspiração nos bailes de máscaras que abrem o carnaval na cidade, no largo do Atheneu. A personagem central é uma colombina mascarada.

Dentro da proposta apresentada vários adereços também compõe a decoração. Estes podem vir como grafismos e texturas e a inspiração vem de símbolos locais como o Camarão, o Caju, a flor Chanana, a Ginga (peixe), o Sol, entre outros.

No palco, as testeiras laterais serão preenchidas com dois personagens, o lado esquerdo será o personagem que representa o polo onde será locado e do lado direito será o Potiguar, personagem principal do carnaval. A testeira superior será reservada para patrocínios e o logotipo da prefeitura e terá em seus extremos adereços enfeitando a lona. Para os planos de fundo serão usadas texturas a partir de grafismos indígenas, fortalecendo a identidade de nosso personagem central que é o Potiguar (índio). Com isso foram pesquisados grafismos que representem o camarão, a flor (Chanana), a estrela e o peixe (Ginga). O fundo de palco será destinado para aplicação de logomarcas e terá seu fundo preenchido pelos grafismos indígenas.

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Esta galera é responsável pela decoração do carnaval em Natal”

  1. Galeria Realmante Fantastica! Passei minhas ferias em Natal na semana do carnaval! E gostei muito! Abraços e Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí