Novembro azul é só uma campanha contra câncer de próstata?

Novembro azul é só uma campanha contra câncer de próstata?

Compartilhe:

Está enganado, meu amigo. Estamos encerrando novembro. Na questão de saúde foi o período do Novembro Azul, no qual foram realizadas diversas campanhas para os homens se prevenirem contra o câncer de próstata. Entretanto, o 11º mês do ano não é voltado apenas para prevenir este tipo de doença, mas também foi realizado campanhas contra a diabetes.

O símbolo do novembro azul dos diabéticos é o círculo azul. No mundo todo, o mês de novembro é marcado todos os anos por uma série de atividades em prol do diabetes. A Campanha do Dia Mundial do Diabetes é liderada pela IDF e suas associações-membro.

No Brasil, é organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e apoiada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e outras entidades e associações relacionadas ao diabetes.

O dia 14 de novembro era conhecido como o “Dia Mundial do Diabetes”, dia este definido pela Federação Internacional de Diabetes e Organização Mundial da Saúde como 14 de novembro, desde 1991. Além disso, a escolha da mesma cor, o azul, chama a atenção e preocupa devido à possibilidade de ofuscar o alerta para o diabetes, que já atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo, causando mais de 5 milhões de mortes anuais.

Muita gente morre sem saber que era diabético.

Já o câncer de próstata, por sua vez, é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil.

Mas, por que escolheram novembro para lembrar da saúde masculina? Em diversos países, durante esse mês, acontece o “Movember”. Trata-se de um movimento de alerta para a Saúde Masculina (Câncer de Próstata, Câncer de Testículo, Saúde Mental e Sedentarismo).

O Movember surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

Você pode ler também:  Ajude o pessoal do Aboca a continuar as atividades

Diferente da campanha por conscientização sobre o diabetes, os apoiadores do “Movember” deixam bigode durante todo o mês de novembro e praticam atividades físicas diárias. Alguns portadores de diabetes, utilizaram o Movember para conscientizar a doença. Uma forma de unir forças contra as duas doenças.

Já o Novembro Azul foi criado no Brasil pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida no ano de 2008. Em 2014, o Instituto realizou ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos, adesão de celebridades, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Apesar do apoio de várias entidades não governamentais, o movimento, em especial no seu aspecto relacionado ao câncer de próstata é repudiado por algumas instituições políticas voltadas para saúde.

Assim, novembro fica azul, mas o azul de novembro no Brasil engloba três campanhas:

– Diabetes – a campanha é mundial e o símbolo é o círculo azul,

– Câncer de próstata – esta campanha em novembro é nacional e usa a cor azul,

– Saúde do homem – a campanha é mundial e o símbolo é o bigode.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí