[CRÔNICA] Saga de um autógrafo

[CRÔNICA] Saga de um autógrafo

Compartilhe:

ô ô ô ô *cantando a Saga de Um Vaqueiro*

Eu trabalhava ainda no O Chaplin, em outubro de 2014, quando soube que o Bazar Independente, organizado pelo Duas Estúdios e Jovens Escribas, iria receber o ator/humorista/roteirista/cronista Gregório Duvivier. Tentei fazer uma matéria sobre o evento, mas estava tão lotado e tumultuado que fiquei sem ideia do que escrever. Cheguei a assistir a peça dele que aconteceu no outro dia.

Oito meses depois, recebi uma notícia maravilhosa de uma fonte dizendo que o mesmo viria para o Ação Leitura de 2015, além de participar de um sarau na Fundação José Augusto.

Consegui marcar a entrevista para uma hora antes do sarau, acordei toda feliz. A agenda era: estágio e depois para fazer esta entrevista para O Chaplin. Além disso, eu tentaria um autógrafo do meu livro “Ligue Os Pontos” (Afinal, jornalista também é serumaninho).  Mas, como falei neste texto, nada disso aconteceu.

Acordei às 6 da manhã, como sempre, e fui tomar meu banho matinal. Foi aí percebi que estava com uma dores no corpo, inchaço e não tinha feito exercício físico algum no dia anterior. Enquanto estava escrevendo uma matéria, várias manchas no corpo apareceram e tive febre. Quando os meus colegas de trabalho perceberam o problema, eles disseram:

– Termina este texto e vai para o hospital. Você deve estar com zika!

Ao invés de ir à Fundação José Augusto, fui para o Hospital São Lucas e tive que tomar soro. Além disso, uma semana de molho. Resultado: tchau entrevista com Gregório Duvivier e tive que me virar para finalizar o “Lá Pro Gringo’s“, meu Trabalho de Conclusão de Curso de jornalismo.

Sai 2015, entra 2016. Ele iria participar do Festival Literário da Pipa, quem disse que deu certo de viajar para praia?  Mas, a noite desta quinta-feira (18), tudo mudou e eu consegui falar com Gregório Duvivier.

Soube do evento do lançamento de Carlos Fialho, “A Noite Que Nunca Acaba”, que também contava com a presença de Duvivier e Antonio Prata, um dos roteiristas da novela “A Regra do Jogo”.  O lançamento aconteceu no Solar Bela Vista, no Centro Histórico, e peguei um Uber em direção à Ribeira ao som de Aviões do Forró, o motorista era muito fã e ficava imitando todas as onomatopeias do Xandy e tentava fazer os falsetes de Solange.

Após esse divertimento, subo aquela escadaria do Solar e vejo um amontoado de gente. Eles estavam vendo o bate-papo com Fialho, Prata e Duviver, no qual eles estavam lendo trechos dos seus respectivos livros e falando de algumas polêmicas, como Governo Federal, Folha de S. Paulo, Lava-Jato, Olimpíadas, Micarla de Sousa (ela ainda rende assunto, viu?)  e dentre outras coisas.

Prata estava lançando “Trinta Anos” e Duvivier, por sua vez, o “Caviar é uma ova” (saca o duplo sentido). Lá, ele leu o polêmico texto para Clarice Falcão, no qual muitos o criticaram sob o argumento dele ter feito o texto sobre o romance dos dois para promover o filme “Desculpe o Transtorno”. Mesmo assim, ele recebeu tímidos aplausos.

Bate-papo
Bate-papo

Ele também leu o “Dona Folha” que criticava o local em que trabalha. “Não tava com medo de ser demitido, pois desde que entendo por gente a Folha de S. Paulo é um jornal que aceita pluralidades e já vi vários textos de pessoas falando mal de Otávio Frias (dono do jornal) na cara dura”, afirmou o Duvivier.

O bate-papo tava bom, mas estava na hora dos autógrafos. As três filas (uma para cada autor) estavam mais concorridas que a tatuagem de Roberto.  Meio tumultuado para comprar. Mas três livros custavam 70 reais, mais barato que comprar a edição especial de Harry Potter e aceitava cartão, que maravilha! Comprei! Aí, qual a fila que vou primeiro? A do Duvivier, vou logo sempre na mais lotada.

O calor estava muito forte na Ribeira, comecei a suar horrores. Ainda bem que minha cara não tava tão rebocada de base e pó como nas outras vezes. Tirei o “Ligue os Pontos” da minha mochila e fiquei segurando junto com o novo livro. Enquanto isso, fiquei conversando com duas meninas que estavam atrás mim:

-Mulher, você tem todos os livros?

-Não, somente esses agora!

– Adoro o Ligue os Pontos, principalmente a dedicatória para Clarice. Shippo, muito eles.

-Mulher, sou muito fã dele, acho lindo e inteligente. Estou muito nervosa, vou infartar, você pode tirar a foto dele?

-Claro!

Entre uns refrigerantes (vício!) e salgadinhos, o mar de gente estava diminuindo e conseguia ver ele assinando livro por livro e levantando e sentando na cadeira repetitivas vezes. Mas, sempre acompanhado de uma Heineken.

img_6817
Todos prestando atenção no bate-papo dos escritores

– Ai mulher, o bicho é bem tímido, fica todo sem jeito quando abraça as pessoas.

Comecei a rir com os detalhes das garotas, elas observavam tudo. Estavam mais detalhistas que eu.

Finalmente chegou a minha vez e ele começa o diálogo:

– Seu nome é Lara?

-Sim, desde o ano passado que tento o autógrafo seu

– E, é?

– Na verdade, sou jornalista e no ano passado quando você participou do Ação Leitura, ia fazer uma entrevista contigo, mas no meio do caminho fui para o Hospital, fiquei doente.

-Nossa, o que foi?

– Tive Zika Vírus, fiquei de molho por uns dias, não fiz nem entrevista e estava angustiada porque estava perto de entregar o TCC de jornalismo.

-Nossa, que barra, mas agora você está melhor?

– Estou sim!

– Maldito! Zika Vírus!

–  Espero que esteja bem e que bom que deu certo o encontro de hoje!

Tiramos fotos e depois fui falar com Fialho para conseguir o autógrafo dele. Hoje, posso dizer que finalmente conversei com Duvivier, mesmo que informalmente.

E o autógrafo? Ele autografou os dois livros e todos fazendo piada com o encontro.

Primeiro: "Lara, finalmente encontramos. Por te ver ver sã e salva. Beijo de Gregório Duvivier" Segundo: Lara, Prazer! Maldito Zika Vírus! Gregório Duvivier"
Primeiro: “Lara, finalmente encontramos. Por te ver ver sã e salva. Beijo de Gregório Duvivier”
Segundo: Lara, Prazer! Maldito Zika Vírus! Gregório Duvivier”
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí