Gêmeos se reunirão na UFRN neste sábado em Natal

Gêmeos se reunirão na UFRN neste sábado em Natal

Compartilhe:

Muita gente pensa que o boletim da Agecom da UFRN é chato, mas ele pode ser um grande pauteiro. Claro que vamos brechar o evento que acontecerá neste sábado (6) em Natal, o Festival de Gêmeos. Antes que você pense algo errado, o evento é voltado para estudo e também promoverá algumas atividades.

É organizado pela professora Fívia Loves, coordenadora do programa Pós-Graduação de Psicobiologia, e professor Paulo Moreira, do Departamento de Educação Física. Conta também com o apoio de alunos de doutorado, mestrado e graduação da UFRN, UNI-RN e IFRN. O I Festival de Gêmeos do RN será no ginásio de esportes da UFRN, perto do RU, às 15h, com entrada gratuita.

Os estudos com gêmeos começaram aproximadamente na década de 60 e desde então abordaram vários temas recorrentes nas mais diferentes áreas da ciência.

A intenção é reunir a maior quantidade de pais e filhos gêmeos na Grande Natal e aborda assuntos como a psicologia, genética, epigenética, educação física, nutrição, fisioterapia e outras. Além disso, serão oferecidas atividades de avaliação física e orientação nutricional, sem contar que será um espaço para divulgação de pesquisa sobre o assunto dentro da UFRN e outras instituições de ensino.

Os gêmeos são muito importantes para pesquisas na área da saúde e genética; é possível encontrar muitas respostas através desses estudos. No projeto, todos os gêmeos receberão avaliação cardiorrespiratória, resultados da composição corporal e densitometria óssea, acompanhamento nutricional e, para aqueles que aceitarem, acompanhamento de treinamento de força e aeróbico.

Na UFRN existe um grupo de estudo sobre o assunto desde 2009, no qual alguns irmãos estão cadastrados para fazer algumas avaliações físicas. Com o encontro, a equipe ganha uma nova vertente, no qual utilizarão equipamentos de ponta para avaliação física e uma equipe multidisciplinar envolvida.

Você pode ler também:  Startups de Pernambuco e Rio Grande do Norte apresentam trabalhos na Campus Party

Serão ofertadas para o público gemelar uma avaliação antropométrica (avaliação da composição corporal, com resultado imediato de risco para obesidade e morbidades), avaliação de capacidades motoras, como capacidade cardiorrespiratória e força muscular, orientação nutricional para adultos e crianças e avaliação do comportamento alimentar.

Além da parte científica, com a divulgação de trabalhos científicos com gêmeos, o encontro terá uma parte recreativa, com aulas de dança, recreação para crianças e competição entre gêmeos de todas as idades.

O Festival de Gêmeos foi uma maneira criativa e dinâmica que encontramos para tentar reunir os gêmeos da grande Natal e divulgar nossos estudos. Além, de proporcionar um momento único de interação entre a comunidade gemelar.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí