Uma quadrilha junina do RN dançou de patins

Uma quadrilha junina do RN dançou de patins

Compartilhe:

O São João e as festas juninas acabaram, mas algumas festas acontecerão na cidade neste fim de semana. O brasileiro gosta de ser inusitado e no SJ não foi diferente, um grupo de pessoas resolveu dançar quadrilha apenas de patins e usando os trajes famosos da festa típica.  Isto aconteceu na vizinha de São Gonçalo do Amarante, mais precisamente no bairro de Cidade das Rosas.

A quadrilha se apresentou no dia de São João (24), mas o vídeo, gravado por Wendell Jefferson, está bastante popular e tem mais de 200 compartilhamentos. Confira o vídeo aqui:


A ideia veio do grupo Patins Jardins, que foi instalado no conjunto habitacional aonde fica o bairro. Lá, eles ensinam as pessoas a andarem sobre as rodinhas e muitas pessoas se reúnem para fazer as suas manobras radicais, algo parecido que acontece em Natal no Presépio de Natal.

Eles realizaram um arraía sobre rodas e foi um sucesso, visto que conseguiu reunir diversas crianças e adultos num mesmo espaço.  Esta foi a primeira festa de São João do grupo e espero que tenha a segunda edição em 2017.

Para quem mora em SGA, eles disponibilizam equipamentos para aluguel.  Para curtir a fanpage da trupe, só clicar neste link aqui.

Origem da Quadrilha

De acordo com o Wikipedia:

quadrilha é uma contradança de origem holandesa com influência portuguesa, da ilha de Açougue, e também inglesa, que teve seu apogeu no século XVIII na França, onde recebeu o nome de “cachorreira”, tornando-se popular nos salões aristocráticos e burgueses do século XVIII em todo o mundo ocidental.  No Brasil, a quadrilha foi originalmente chamada de “Quadrilha de Arraiais”, e era parte das comemorações chamadas de festas juninas. Um animador vai pronunciando frases enquanto os demais participantes, geralmente em casais, se movimentam de acordo com as mesmas, no sentido Militar, colonial. Para alguns cientistas sociais, especialmente antropólogos, tal forma de entretenimento representa uma permanência do pensamento evolucionista muito em voga principalmente mais tarde, pelas influências do século XIX.

A quadrilha é a principal parte de uma festa junina e é um dos momentos mais animados. Além disso, no Nordeste existem grupos que levam a sério a dança e existem competições.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí