Relógio do Alecrim foi retirado do bairro

Relógio do Alecrim foi retirado do bairro

Compartilhe:

Essa foto foi feita pelo jornalista Bernardo Luiz enquanto caminhava pelo bairro do Alecrim, na Praça Gentil Ferreira, que fica no cruzamento das avenidas Amaro Barreto e Presidente Bandeira, praticamente a parte mais importante da região. O tradicional relógio foi retirado e, até o momento, não se sabe o motivo de sua retirada foi para fins de reformá-lo ou porque estava inutilizado.

De acordo com Luiz, o registro desta foto foi retirado na tarde do dia 5 de julho, enquanto estava andando próximo.

O relógio foi instalado na década de 60 pelo Rotary Club do Alecrim. O Rotary tinha como objetivo prestar um serviço a população, que na época não tinha condições de comprar um relógio. A gente já falou sobre este relógio nesta matéria.  O Jornal Diário de Natal, quando existia, realizou uma matéria apontando que o relógio do Alecrim é referência para 92% das pessoas que passam pelo local.

Em 2011, após 45 anos de uso, o Rotary Club do Alecrim trocou o relógio antigo por um novo, em comemoração ao centenário o bairro do Alecrim. O segundo relógio era um pouco maior do que o antigo.

A praça também ficou conhecida como “A Praça do Relógio” por conta do instrumento e se tornou um ponto de referência para aqueles que não são acostumados em andar no mais famoso bairro comercial de Natal. Na década de 80, foi palco para as manifestações políticas, como Diretas Já (lutava pelo direito de votar para um presidente da república), e comícios políticos.

Já o espaço público existiu um pouco antes, na década de 30 e foi uma homenagem ao prefeito Gentil Ferreira, pessoa quem a inaugurou. Existe um projeto de revitalização do bairro, que inclui a reforma da praça, porém a ideia só existe no papel.

Você pode ler também:  Mudanças no trânsito da Avenida Salgado Filho

Confira algumas imagens da praça em fotos antigas da capital potiguar:

12920323_1078047475549954_579684630362529937_n
Praça na década de 30/40, antes do relógio

Praça Gentil Ferreira na década de 70 com o relógio
Praça Gentil Ferreira na década de 70 com o relógio

Praça na década de 80
Praça na década de 80
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...