Bandas de rock nacional que deveria escutar

Bandas de rock nacional que deveria escutar

Compartilhe:

Dia 13 de julho é considerado o Dia Mundial do Rock. A data foi por conta do aniversário de 31 anos do Live Aid, festival organizado pelo inglês Bob Geldolf, que reuniu vários artistas do rock e, também do pop, para angariar fundos para combater a fome nos países da África.  Se apresentaram Led Zeppelin, Black Sabbath, Queen e dentre outros.

No Brasil, existem várias atividades em homenagem ao Dia do Rock. Os bares especializados fazem shows e promoções, canais especializados em música realizam programações especiais e o Brechando fará três matérias especiais sobre o assunto.

A primeira é uma bela lista de bandas roqueiras, 90% cantam em português, que não são tão faladas na mídia, mas as pessoas adoram e idolatram. Confira a listinha marota:

Casa das Máquinas

Casa+das+Mquinas+casa_das_maquinas

Conheci a banda em 2009, sem querer, pelo You Tube. Fiquei muito feliz em saber que havia bandas de hard rock estilo Led Zeppelin no Brasil. Depois, fui correr atrás de sebos para saber da existência do LP, se algum bar toca a banda e dentre outras coisas.

Adoro o LP “Lar de Maravilhas”, que é o segundo álbum e tem a faixa “Vou Morar no Ar”.

Foi fundada em 1973, quando José Aroldo Binda e Luiz Franco Thomaz (Netinho), dois ex-integrantes da banda Os Incríveis, juntaram-se a Carlos Roberto Piazzoli conhecido como “Pisca” (compositor de diversas músicas do KLB e bandas pops, sabia?), Carlos Geraldo Carge e Pique.

Em 1974 entraram em estúdio e gravaram seu primeiro LP, intitulado Casa das Máquinas. Depois vieram mais dois álbuns. O último, gravado em 1978, se chama “Casa do Rock” e é o mais famoso da banda, no qual Simbas substituiu Aroldo Binda nos vocais. Muitos comparam o Simbas como o Robert Plant brasileiro.

Foi, então, que eles começaram a se apresentar nos principais canais de televisão, mas uma briga entre Simbas e um funcionário da Record no estacionamento da sede do canal foi o início do fim da banda. O funcionário morreu e Simbas foi inocentado 10 anos depois.


O Terço

blah-cultural-o-terco1

Assim como “Casa das Máquinas”, O Terço surgiu no início da década de 70, nas terras cariocas. Era formada por Jorge Amiden, Sérgio Hinds e Vinícius Cantuária. O último citado ficou famoso pela música “Só Você”, regravada pelo cantor Fábio Jr.

A banda começou tocando rock clássico, mas logo tendeu ao rock progressivo.  Inicialmente, o nome escolhido tinha sido “Santíssima Trindade”, mas para evitar atritos com a Igreja Católica, foi adotado “O Terço”. O primeiro álbum, que tem o nome da banda, foi lançado em 1970 e ficaram conhecidos por tocar uma guitarra de três braços.  Descobri ouvindo Casa das Máquinas e gostei do som.

Detalhe, a banda existe até hoje! Porém, apenas Sérgio Hinds é o único membro original da banda.

Você pode ler também:  Dia Mundial Contra AIDS: 20 fatos da doença no Brasil e RN


Made In Brazil

made

Também continua ativa, apesar de ter passado por milhares de formações. Vamos focar na formação clássica, que fez a banda ficar famosa na década de 70 e só quem é muito fã vai lembrar do som dos rapazes, que é muito bom, principalmente o primeiro álbum, conhecido como o “Disco da Banana”.  É considerada uma lenda do gênero.

A banda foi formada em 1967 em São Paulo, pelos irmãos Vecchione, Celso e Oswaldo. Sete anos depois, eles gravaram o primeiro álbum, citado anteriormente, que trazia um rock vigoroso e com vocais muito bem elaborados por Cornélius, vocalista da banda na época e depois largou o grupo com a finalidade de gravar um compacto no estilo discoteca. Ainda tinha o baterista Rolando Castello Júnior.  Foi lá que surgiram as músicas “Menina Pare de Gritar” e uma versão rock de “Aquarela do Brasil”.

Em 1975 é lançado seu segundo álbum de estúdio, “Jack o Estripador”, com Percy Weiss nos vocais. Somente em 1981 com “Minha Vida É Rock ‘n’ Roll”, que Oswaldo Vecchione assume os vocais principais.

https://www.youtube.com/watch?v=acdhkrdvEZU


Joelho de Porco

Joelho-de-Porco-1978-04-01Famosa nos anos 70 e influenciou diversas bandas das décadas seguintes. Uma curiosidade é que eles foram apadrinhados por Aracy de Almeida, famosa cantora de rádio que ficou conhecida pela jurada marrenta do Silvio Santos (“vou dar 10 pau”).  O primeiro compacto foi gravado em 1972, sob a produção de Arnaldo Baptista, ex-Mutantes.

Um dos componentes mais famosos do grupo é Zé Rodrix, falecido em 2009, que também foi integrante da banda Sá, Rodrigues e Guarabyra. A banda também teve diversas formações ao longo de sua história. Com destaque para alguns de seus integrantes: Ricardo Petraglia, Billy Bond, Piska, Netinho e David Zingg.


Vímana

7

 

Vímana foi uma banda brasileira de rock progressivo da década de 1970 que passou por quatro fases distintas. Contou com Ritchie (que está a cara do Ozzy na foto acima), Lulu Santos, Luiz Paulo Simas, Lobão, e Fernando Gama.

Em uma dessas fases teve a participação do tecladista do Yes, Patrick Moraz, no qual reza a lenda que a banda acabou pelo fato de Lobão ter ficado com a mulher brasileira do suiço e pelas constantes brigas com Lulu Santos.

Com sucesso, a banda lançou, pela Som Livre, o compacto Zebra, além de ter gravado um LP inédito até hoje, arquivado na época com a alegação de não haver público para o rock no Brasil. Entretanto, o disco está disponível no You Tube.


Madame Saatan

853

No meio do Calypso existia o heavy metal no Pará,  a banda Madame Saatan surgiu em 2003 e foi uma das bandas de destaque da cena metaleira brasileira. O som pesado e que ao mesmo tempo misturava com elementos regionais.  Ao todo, eles gravaram três discos e diversas participações em festivais underground. O grupo era formado por Sammliz, Ícaro Suzuki, Ivan Vanzar, Ed Guerreiro e Zé Mario.

Você pode ler também:  No dia do rock, devemos falar do Lágrimas Azuis do Impacto Cinco

No ano de 2004, lançaram seu primeiro EP e correu o país de mãos em mãos e levou a banda a vários festivais independentes. O primeiro álbum, lançado em 2007, levando o nome da banda, foi produzido em 7 dias em Belém e começaram a ter clipes circulando em canais especializados em música, como a MTV.

A banda terminou em 2012.


Aquaria

Scans
Scans

Não é apenas um filme do Sandy e Júnior, existe uma banda chamada Aquaria e é um power metal tão bom quanto o Angra, originária do Rio. A banda foi criada em 1999 sob o nome Uirapuru. Em 2005 é apresentado o primeiro álbum da banda, intitulado Luxaeterna. Dois anos depois é a vez de Shambala, álbum conceitual que retrata a invasão portuguesa ao Brasil e da paixão de um navegante português pela personagem Iara.

Com o Uiapuru, eles lançaram dois discos.  O grupo está inativo, no momento.


Sarcófago

sarcofago-600x465

Temos que falar da origem do heavy metal brasileiro, a banda Sarcófago. Também conhecida como a inimiga número 1 do Sepultura na década de 80. Surgiu em 1985, na cidade de Belo Horizonte, depois se mudaram para a cidade de Uberlândia.

Sua sonoridade apresentava guitarras pesadas, sujas e rápidas assim como um estilo de tocar a bateria, bastante utilizado em bandas gringas, como Nuclear Death, Napalm Death e Fear of God. No início da carreira, eles se apresentavam usando enormes braceletes de pregos, cintos de bala de fuzil e a pintura facial conhecida algum tempo depois como corpse paint.

Mais tarde, após a divulgação underground de seu primeiro álbum, em 1987,e a consolidação no exterior, o Sarcófago ficou sendo reconhecido como uma banda de black metal e death metal. São mais reconhecidos internacionalmente do que nas terras tupiniquins.

O vocalista Wagner Lamounier fez parte da primeira formação da banda Sepultura e escreveu em parceria com Max Cavalera. Hoje em dia, Wagner Moura Lamounier é professor universitário. A banda encerrou as atividades após lançar o EP Crust no ano 2000.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí