Quais nomes mais comuns no Rio Grande do Norte?

População feminina é maioria no país, por causa da alta mortalidade entre os homens
Compartilhe:

Foto: Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, faz algum tempinho, uma lista dos nomes mais populares do país de acordo com os dados do Censo 2010. Mas, ninguém fez a seguinte pergunta: Quais são os nomes populares do Rio Grande do Norte? Através de uma brechada no site do instituto, achamos esse resultado aqui:

image

Assim como em outros estados brasileiros, os nomes Maria e José são populares no Rio Grande do Norte. São mais de 340 mil Marias espalhadas nos 163 municípios no estado em formato de elefante. Existem 146.235 potiguares que possuem o segundo nome mais comum. Mas, por que esse resultado?

O nome Maria teve seu auge na década de 60, onde 67 mil pais colocaram esses nomes em suas respectivas filhas. Vale lembrar que esta década foi conhecida como o baby boom, onde muitas pessoas ficaram grávidas neste período. Isso também aconteceu com José, no qual mais de 20 mil crianças dos anos 60 foram registradas com este nome, incluindo o meu pai. O termo popularizou-se no pós Segunda Guerra Mundial, quando houve aumento importante da natalidade nos Estados Unidos. Lembrar que o Brasil também participou da batalha. Muitos soldados estavam voltando para suas casas, e a natalidade reagiu positivamente a isso.

Uma curiosidade é que estes nomes são bastante popular desde início do século XX. O IBGE contou que há mais de 12 mil Marias e Josés potiguares nascidos antes de 1930 vivos.  O levantamento copilou mais de 130 mil nome no Brasil todo, durante as entrevistas em domicílios, sendo a maioria nome de mulheres: 72.814, que representam mais da metade da população do país.

Nos anos 2000, os nomes mais populares nas terras potiguares, além dos dois citados são: Ana, João, Pedro, Lucas, Francisco, Gabriel, Carlos, Mateus, Vitoria, Luiz, Letícia, Marcos, Felipe, Antonio, Paulo, Julia, Vitor e Daniel. Já na década de 90, os nomes Luana, Jessica, Rafael, Amanda, Aline e Fernanda eram muito comuns. Sabia que eu quase fui Jéssica? Isto falarei em outras postagens do Brechando.

Claro que pesquisei para saber quantas xarás tinham no RN e a pesquisa constatou que tem 1912 pessoas com o meu mesmo nome. São 60 Laras para cada 100 mil pessoas. O estado que tem mais Laras do Brasil é São Paulo, com 18 mil espalhadas.

Para saber mais é só acessar neste site.


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!