Placas de carro no Brasil vão mudar novamente

Compartilhe:

No tempo dos nossos pais, as placas dos veículos brasileiras eram compostas por duas letras e quatro números. Depois, na década de 90, se transformou em três letras e quatro números. A partir de janeiro de 2017, as placas de carro, novamente, passarão por mudanças. Inicialmente para os carros de zero quilômetros rodados. A alteração inicialmente aconteceria em 2015, mas foi adiada. As placas ficarão igual à imagem acima. Como será? A gente te explica!

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adotará o novo modelo de placa veicular comum a todos os países do Mercado Comum do Sul (Mercosul), uma organização intergovernamental fundada a partir do Tratado de Assunção de 1991. O bloco é formado pela Venezuela, Brasil, Uruguai e Paraguai.

Atualmente, as placas de identificação veicular são produzidas livremente e sem qualquer controle na sua forma semiacabada. Depois, são vendidas para pequenas e médias empresas credenciadas pelos Detrans, que estampam e pintam a numeração alfanumérica. As placas semiacabadas do Mercosul serão fabricadas por empresas credenciadas e integradas ao Denatran.

O novo padrão será obrigatório em todos os emplacamentos de automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus zero-quilômetro. Veículos transferidos de município ou com troca de categoria também precisarão fazer a mudança. Em todos os outros casos, a adoção da nova placa será facultativo.

O novo modelo terá quatro letras e três algarismos estampados em chapa de alumínio, que serão escolhidos e distribuídos de forma aleatória. Serão permitidas mais de 450 milhões de combinações, contra as pouco mais de 175 milhões do atual modelo brasileiro. A nova placa terá as mesmas medidas utilizadas hoje no Brasil, ou seja 40 cm de comprimento por 13 cm de largura.

O fundo será branco e haverá uma tarja azul na parte superior. Lá estarão o emblema do Mercosul e a bandeira e o nome do país do veículo. No canto direito da parte branca, estarão as bandeiras do estado e o brasão da cidade onde o carro está registrado. O fundo será sempre branco. Já a cor de letras e números muda de acordo com a categoria do veículo, conforme a imagem a seguir:

placas_novas4

 


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!