E esse galo no meio de São Gonçalo do Amarante?

Compartilhe:

Através da minha timeline do Facebook, eu vi esta foto acima, registrada por Wendell Jefferson. O que é isto? Qual motivo dele ter sido colocado naquela região? Onde fica? Já inaugurou?  O galo fica em Santo Antônio do Potengi, distrito localizado em São Gonçalo do Amarante, região Metropolitana de Natal.  A inauguração da obra, realizada pela prefeitura, foi feita no dia 4 de junho.

A escultura, que fica numa praça também recém-inaugurada, tem 12 metros de altura e é uma homenagem ao Galo Branco, uma peça de artesanato famosa da região e símbolo do folclore do Rio Grande do Norte. A região é conhecida por produzir diversos desses galinhos bonitinhos.

O galo branco nasceu no século XX, nas mãos do escultor Antônio Soares que viveu em Santo Antônio do Potengi, conhecida pelo artesanato em barro e cerâmica. Depois, Dona Neném começou a trabalhar com Antônio e criou  um novo visual para aquela deixando-a com aspecto de uma peça decorativa e com cores, deixando parecida com o Galo de Barcelos de Portugal. Muita gente do município chama a peça de “Galo Branco da Dona Neném”.

A versão gingante do galo, feita de concreto, foi assinada pelo artista plástico Guilherme da Silva (Índio), e foi custeada com recursos próprios no valor de R$ 64 mil, oriundos da Fundação Cultural Dona Militana (função similar a Fundação José Augusto na cidade) e acompanhamento da obra pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.

A mesma demorou um ano para ser construída e ficou pronta no final do mês de maio.

12986964_10209793890834137_526518268610929753_n
Foto: Wendell Jefferson

No ano de 1996, o galo foi escolhido como símbolo do folclore potiguar. Algo que na década de 50, foi apontado pelo então prefeito de Natal, Djalma Maranhão.  Para Maranhão, a imagem era “festiva e lúdica”.

 


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!