Brechando um evento que valoriza a cultura negra

Brechando um evento que valoriza a cultura negra

Compartilhe:

O I Encontro de Moda Afropotiguar aconteceu neste sábado (20), no Surto Cultural, no bairro de Ponta Negra. A casa lotou de pessoas que estavam interessados em apreciar a cultura africana e conhecer um pouco do que os ancestrais deixaram de belo e importante. Foi difícil escolher as fotografias que decorariam a matéria, visto que eram muitas pessoas e várias opções.

Podia encontrar facilmente comida. Mas, do outro lado tinha um brechó com vestidos bonitos custando 30 reais ou entrar dentro da casa para experimentar um pouquinho das comidas típicas e olhar uma exposição fotográfica maravilhosa, cuja intenção era mostrar o empoderamento negro. Na parte externa também tinha o espaço de venda para turbante, camisetas e joias.  Tudo feito nas mãos de potiguares.

Leia Também:

eventoafropotiguar-19

A intenção do encontro era reunir pessoas especializadas em moda voltada para a cultura negra e mostrarem a sua arte para a população. Foram disponíveis joias, turbantes e roupas inspiradas na África e destinado para as mulheres negras. Claro, que eu comprei e adicionei mais um turbante para a minha coleção:

https://www.instagram.com/p/BG0EHRJDYJa/

 

Além da moda, o encontro também rolou apresentações musicais, danças, exposição fotográfica, palestras e outras coisas interessantes. Reuniu homens, mulheres e crianças num mesmo lugar. A intenção era fortalecer a cultura do povo negro e continuar a luta por condições de igualdade. Fazendo como? Divulgando a moda a partir da cultura da África ao Brasil.

A universitária Cecília Pedrosa ficou impressionada com a grande quantidade de gente que resolveu prestigiar. “Achei massa que veio uma galera que saiu de sua casa para apreciar e isso é muito massa”, comentou.

eventoafropotiguar-21
(Fotos: Lara Paiva)

Rose Hutz aproveitou para apreciar outras opções que o encontro oferece. “Além das vendas, o ensaio fotográfico achei lindo, os modelos tinham bastante atitude e as roupas eram encantadores. Agora, amei conhecer este licor de pimenta que estou bebendo. Isso é muito bom. Recomendo”, disse.

Você pode ler também:  Ateliê Cambará: bordados e pinturas com toques subversivos

Gabriela também veio ao encontro devido à peculiaridade e por ser algo diferente na cidade. Além disso, ela ressaltou . “Um evento como esse é muito importante para que as pessoas afirmem a sua identidade e isso a gente não vê isso acontecendo em Natal. Isto é um diferencial”, afirmou Gabriela.

Já Thainá Medeiro forneceu uma dica para o próximo encontro. “Gostaria de uma área recreativa para as crianças, mas estou gostando bastante do evento. A exposição fotográfica está maravilhosa, os turbantes são belíssimos e a comida impecável, mas sinto ainda falta de algo para a criançada.”.

O evento durou até o início da madrugada e foi um sucesso. Conseguiu reunir várias empresas voltadas para a cultura negra em um só espaço. Esperamos que tenha mais coisas assim na cidade. Confira o álbum de fotos do evento a seguir (Só clicar na imagem para ampliar):

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí