Vai ter curso de vinhos aqui em Natal

Gosta de vinhos e quer saber sobre a diferença de cada produto da bebida? Na próxima semana, o restaurante Tábua de Carnes, localizada na Avenida Engenheiro Roberto Freire, no bairro de Capim Macio, será palco do curso gratuito sobre vinhos. O curso é destinado aos empresários ou para queles que trabalham em bares ou restaurantes. O curso é organizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho com o Sebrae.

Para você chegar no workshop presencial preparado, o Instituto desenvolveu uma plataforma virtual rica em conteúdo: são 8 vídeo-aulas, que contém entrevistas com os produtores experientes e enólogos renomados do Brasil. Tudo filmado nas principais regiões produtoras de vinhos do país.

Essa primeira parte da aula pode ser disponível neste site. O curso é gratuito e o final haverá um certificado reconhecido pelo Instituto do Vinho. Após assistir os vídeos na internet, haverá um workshop presencial.

A parte ruim é que a pessoas físicas não poderão participar do evento, apenas aqueles que possuem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) =/.  O Brasil é o quinto maior produtor de vinhos do hemisfério sul e exporta para 34 países. A intenção é que neste ano o consumo da bebida nacional deve crescer em 30%.

Serão oito horas de um completo curso sobre vinhos. As aulas haverão informações sobre a produção nacional, proporcionando experiências únicas através de práticas de serviço, degustações e harmonizações de vinhos e espumantes com alimentos. As aulas acontecerão entre os dias 30 e 31 de maio, sempre nos horários das 18 às 22 horas.

Além de Natal, os cursos também ocorrem nas cidades de Rio de Janeiro, Florianópolis, Brasília, Cuiabá, São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia, Manaus, Recife, Curitiba, Campinas, Fortaleza e Gramado.

O evento tem o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

No Brasil, o vinho era tratado até recentemente como bebida de rico e hoje já é encarado como uma bebida popular. A popularidade da bebida aconteceu nos últimos 40 anos. O Brasil é o quinto maior produtor da bebida no hemisfério sul e é exportado para 34 países. No ano de 2016, a tendência é o faturamento das empresas que vendem o produto deverão crescer entre 25% a 30% deste ano.

O aumento da produção de vinho surgiu nos anos 90, quando caem as barreiras de importação e o Brasil, juntamente com os Estados Unidos, Inglaterra e Japão, forma o quarteto que mais dispõe de vinhos do mundo todo.

Sobre vinho

Vinho é uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva. Na União Europeia, o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas.

No Brasil, por sua vez, é considerado vinho a bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto de uva sã, fresca e madura, sendo proibida a aplicação do termo a produtos obtidos a partir de outras matérias-primas. A constituição química das uvas permite que estas fermentem sem que lhes sejam adicionados açúcares, ácidos, enzimas ou outros nutrientes.

O vinho possui uma longa história que remonta pelo menos a aproximadamente 6000 a. C., pensando-se que tenha tido origem nos atuais territórios da Geórgia, Turquia e Irã.  Crê-se que o seu aparecimento na Europa ocorreu há aproximadamente 6 500 anos, nas atuais Bulgária ou Grécia. Era muito comum na Grécia e Roma antigas. O vinho tem desempenhado um papel importante em várias religiões desde tempos antigos.


Sobre Lara Paiva

Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

1 Comentário em Vai ter curso de vinhos aqui em Natal

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!