Estudante fotografa casas modernistas alteradas

Foto: Maria Heloísa Alves
Compartilhe:

A estudante de arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maria Heloísa Alves, fotografou as alterações de algumas casas natalenses. Ela é integrante do Grupo de Pesquisa Morfologia e Usos da Arquitetura, no qual contribui desde 2001 para ampliar o conhecimento sobre a formação e transformação de cidades e edifícios, e sobre paradigmas subjacentes a esses processos, enfocando relações entre teoria e forma construída, e entre forma construída e práticas socioculturais.

A atividade faz parte do projeto “Ícones da Arquitetura Moderna“, uma pesquisa sobre a Arquitetura Moderna da cidade de Natal, mediante o enfoque em edifícios e moradias, alguns citados em publicações acerca da arquitetura modernista potiguar como também os que não figuram estas obras.

Foram elencados ícones que representam o acervo local modernista, divididos nas seções Moradias e Edifícios. Para chegar aos ícones do nosso patrimônio moderno foram desenvolvidas duas pesquisas.  Um dos trabalhos realizados no projeto de pesquisa foi o trabalho “Natal Cidade Sempre Nova”.  A intenção do projeto é mostrar o processo de alterações da arquitetura moderna que foram modificadas a partir dos anos 1980 não só em Natal, mas também em outras cidades.

A arquiteta Maria Heloísa Alves foi fotografar vários pontos da cidade como prédios públicos e casas residenciais que tinham um estilo arquitetônico modernistas, construídas até a metade do século XX e dentro das imagens mostrar o antes e depois dessas alterações.

Alguns dos prédios ainda sofreram algumas restaurações e mantém sua arquitetura igual quando originalmente foi construída, mas outras tiveram completamente uma alteração.

Veja o álbum de fotos a seguir:

Este slideshow necessita de JavaScript.


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!