Como trabalha com impressora 3D?

Compartilhe:

Em Natal está começando a surgir empresas que fazem objetos a partir de impressora 3D. Alguns estudantes da área tecnológica já criaram uma empresa especializada nesta belezura, a Aresta 3D é um exemplo, além de ter outras pessoas trabalhando de forma autônoma.

A impressora faz desde capinhas dos celulares até objetos mais complexos? Mas como funciona esta impressora? A função dela é parecida como uma máquina de cerâmica, no qual o artesão começa a construir pela base e depois faz o resto da estrutura. A impressora cria objetos de terceira dimensão a partir de fios que são vendidos apenas na internet.

IMG_2762

Alguns locais da cidade já estão vendendo a impressora, como a livraria Saraiva do Midway Mall. Por enquanto, o preço é um pouco salgado podendo custar, no mínimo, três mil reais.

imageComo é a história dela? A Impressão 3D surgiu em 1984, inventada por Chuck Hull, que já havia desenvolvido um ano antes a tecnologia do que viria a ser a máquina, quando ela tinha duas funções principais, sendo uma delas a criação de lâmpadas para solidificação de resinas, primeiro objeto criado pela ferramenta.

A principal, entretanto, foi a confecção de partes de plástico de forma rápida, já que o processo tradicional levava de seis a oito semanas, e as peças ainda precisavam ser refeitas diversas vezes devido a problemas na manufatura. Sendo assim, com a produção desses componentes em um ambiente controlado e de maneira muito mais veloz, a impressora 3D já demonstrava flexibilidade e rapidez, duas de suas principais características até 2014.

A tecnologia de impressão 3D desenvolvido pela Carbon3D Inc, no qual permite objetos crescerem a partir de um meio líquido continuamente em vez de ser construído camada por camada, como têm sido desde dos anos 90, o que representa uma abordagem fundamentalmente nova para a impressão 3D.

A tecnologia permite que os produtos prontos para uso serem feito 25 a 100 vezes mais rápido do que outros métodos e cria geometrias anteriormente inatingíveis que abre oportunidades para a inovação, não só na área da saúde e medicina, mas também em outras grandes indústrias como automotiva e de aviação.

13054438_989575791125755_542974046_o

A Impressão 3D também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material. Nos últimos anos, a impressora evoluiu e barateou. E a revolução começou, visto que podemos imprimir desde objetos de carros até próteses humanas, melhorando.

Veja o vídeo de como funciona a seguir:


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!