Vocês viram a lua? O que tem de diferente?

Compartilhe:

Vocês viram a lua na noite deste domingo (24)? Não? Perderam algo diferente no céu, visto que a lua ficou próxima de dois planetas: Marte e Saturno. O fenômeno poderia ser visto a partir das 19 horas, mas às 21 horas ficou mais nítido, principalmente estava com menos nuvens que o normal. Além disso, os planetas e o satélite natural estavam próximos da estrela de Antares.

À medida que a noite avançava, o fenômeno estava cada vez mais claro. Antares, Marte e Saturno pareciam estrelas, sendo que elas não brilham. Veja a foto a seguir:

A lua, os planetas e a estrela (Foto: Lara Paiva/Carol Paiva)
A lua, os planetas e a estrela (Foto: Lara Paiva/Carol Paiva)

O “ponto” iluminado ao lado direito da Lua é o Planeta Marte, logo à direita do planeta vermelho temos a estrela Antares, uma estrela com um raio de aproximadamente 800 vezes o raio do Sol, abaixo da conjunção temos o incrível senhor dos anéis do nosso Sistema Solar; o Planeta Saturno.

É basicamente fácil distinguir a diferença entre os dois planetas; Saturno aparece com uma coloração dourada enquanto Marte exibe um tom avermelhado. Os três formam um triângulo próximo da lua. Antares e Marte possuem um brilho muito parecido.

Uma curiosidade é que nome Antares vem do grego Anti-Ares (ou Anti-Marte), pois a estrela Antares sempre foi vista como uma rival do planeta Marte, isso porque muitas pessoas confundiam (e ainda confundem) a estrela com o Planeta Vermelho.

luaplaneta (6)

O evento durou até o amanhecer desta segunda-feira (25). A última vez que este fenômeno era visível aos olhos humanos foi em setembro de 2014.


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!