Caranguejo e goiamum: Tem diferença?

Compartilhe:

Antigamente eu sabia diferenciar siri e caranguejo, comidas típicas do litoral nordestino. Porém, achava que goiamum era sinônimo do segundo citado. Como assim? Existe diferença entre os dois animais? Eu descobri vendo um aviso num restaurante especializado em crustáceo, então fui pesquisar para saber a diferença entre os dois bichanos que será explicada a seguir.

O carangueijo tem cor alaranjada, pelos as patas e vive no manguezal. O mais comum é o Uçá,  cuja carne é muito apreciada na culinária; sua carapaça também é utilizada no artesanato, em cosméticos e na alimentação animal. Ele tem como características patas carnudas, peludas e arroxeadas. Assim como os demais caranguejos, possui cinco pares de patas articuladas, sendo o primeiro bem desenvolvido e terminado em pinças que o auxiliam na alimentação, defesa e atração da fêmea.

Podem ser encontrados desde o litoral dos Estados Unidos até o Sul do Brasil. A espécie é onívora; alimenta-se principalmente de folhas em decomposição, frutos e sementes de mangue-preto, coletados próximos a toca durante a maré baixa e levados para o interior da galeria; algumas vezes observam-se o consumo de pequenos mexilhões e moluscos.

Já o Goiamum, de tons acinzentados (em alguns casos, quando cozido, pode ficar mais alaranjado), ocupa regiões arenosas e apresenta sabor adocicado. Esse crustáceo pode ser encontrado deste o estado da Flórida, nos Estados Unidos, até a Região Sudeste do Brasil, quase sempre em locais entre o manguezal lamacento e a área de transição entre este e a mata, normalmente são terrenos arenosos e úmidos.

No Brasil, tal crustáceo está ameaçado de extinção em várias partes de seu território, sobretudo devido a caça predatória e a destruição do seu habitat. Em virtude disso, várias atitudes governamentais vêm sendo tomadas, o que inclui a criação de área protegidas e a adoção da prática do período de defeso.

Alimentam-se de frutos e folhas, mas também consomem insetos, animais mortos, detritos do lodo ou qualquer outro alimento que possam transportar para a toca, sendo portanto onívoros. Contudo, se não houver outra alternativa, podem se alimentar até mesmo de caranguejos menores, no ato de canibalismo.

Amanhã é domingo e dia de ir a praia. Que tal pedir o caranguejo?


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!