O que é H1N1? O que essa doença liga o RN?

Compartilhe:

Recentemente, vários estados brasileiros apresentaram casos de pacientes com gripe H1N1. O que é isso? Muita gente a conhece pelo nome de Gripe Suína, provocada por alguns dos vários tipos de vírus influenza. O nome popular veio do fato da origem do vírus seja endêmica aos porcos.

A gripe foi inicialmente detectada no México no final de março de 2009 e desde então se alastrou por diversos países. Desde junho de 2009 a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou o nível de alerta de pandemia.

Como estão os casos no Rio Grande do Norte? A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou a primeira morte por H1N1 no estado em 2016. Uma adolescente de 15 anos, natural do município de Lagoa Nova, deu entrada no hospital no dia 27 de fevereiro e faleceu em 10 de março.

A Sesap informou que 9 casos da doença foram notificados este ano. Destes, houve duas confirmações. Um deles é o caso da adolescente que morreu. O outro, é de uma menina de 2 anos que mora em Natal e cujo quadro evoluiu para a cura. Até o momento, o mês com mais casos informados foi março, com 4 das 9 notificações formalizadas até agora.

Segundo a Sesap, há uma redução de 78% nas notificações durante o mesmo período em 2015. No ano passado, foram 41 notificações. Porém, apenas um caso foi confirmado e não houve mortes.

A secretaria orienta a população a tomar algumas medidas de prevenção. Lavar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar; cobrir a boca com um lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, além de evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por sua vez, investiga se nove casos de síndrome respiratória aguda grave da capital potiguar realmente tem relação com a influenza. Se confirmados, serão os primeiros casos de H1N1 registrados na capital potiguar no ano de 2016.

Os sinais e sintomas são semelhantes aos da gripe comum, tais como febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dor na garganta, fraqueza. Entretanto, diferentemente da gripe comum, ela costuma apresentar complicações em pessoas jovens. A campanha de vacinação começará no dia 30 de abril.


Sobre Lara Paiva

Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!