Ciclistas pedem para construir ciclovia na Rota do Sol

Compartilhe:

A Associação de Ciclistas do Rio Grande do Norte (ACIRN) realizará uma manifestação pela falta de atenção dos condutores de veículos com aqueles que andam de bicicleta. O ponto de concentração será na Praça Augusto Leite, no bairro de Tirol, na tarde deste sábado (16), a partir das 16 horas, e eles vão até a Rota do Sol, onde recentemente houve mais um acidente envolvendo os ciclistas.

“Fixaremos uma bicicleta e flores serão deixadas no local. O manifesto visa pedir mais segurança no local, redução da velocidade permitida, sinalização da preferência do ciclista, instalação de câmeras de monitoramento e construção de ciclovias na Rota”, disse a ACIRN, que contará com a participação de outros grupos de ciclistas existentes da cidade.

Na manhã deste sábado um ciclista foi atropelado na Rota do Sol, estrada de acesso às praias do Litoral Sul, e morreu no local. Raimundo Furtado Neto, de 43 anos, era analista de tecnologia da informação do Instituto do Cérebro, órgão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

De acordo com a polícia, o acidente aconteceu próximo ao estádio de futebol Frasqueirão, do ABC. O ciclista pedalava no sentido Natal-Pirangi quando foi atingido por uma Fiorino tipo baú, de cor branca e placas de Brasília. Para piorar, o motorista não prestou socorro e fugiu do local.

O projeto Cicloviário de Natal ainda não tem orçamento definido. Havia uma proposta orçamentária em 2013 de R$ 11 milhões, mas por atraso nas discussões, esse valor está desatualizado. O Projeto Cicloviário inclui ciclovias e ciclorrotas para uso compartilhado de bicicletas com os demais veículos com sinalização de advertência a fim de garantir a segurança dos ciclistas.

Natal tem sete bairros com maior volume de deslocamento de ciclistas que fazem cerca de 900 viagens por dias, segundo pesquisa realizada em 2007 (quase 10 anos atrás) pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) sobre origem e destino das viagens internas na capital. Os bairros são Quintas, Nordeste, Felipe Camarão, Ponta Negra, Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Nova e Pajuçara.

Atualmente existem ciclovias nas avenidas Prudente de Morais, Itapetinga, Omar O’Grady e Ayrton Senna. Além disso, ainda existe na orla da Praia do Meio, Via Costeira e por dentro da UFRN.


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!