Alguns grupos antigos natalenses

Alguns grupos antigos natalenses

Compartilhe:

Quando falamos em grupos potiguares pensamos em Far From Alaska, Plutão Já Foi Planeta, Camarones Orquestra Guitarrística, Talude, Kung Fu Johnny, e Talma & Gadelha. Entretanto, a história da música da cidade começou bem antes dele e a partir de uma boa garimpada achamos fotos de algumas bandas antigas da cidade. Algumas ainda existem e passaram por diversas formações.

As fotos a seguir vão mostrar alguns artistas que começaram a sua carreira musical nestas bandas e outras que fizeram sucessos em uma determinada época. Temos fotos de bandas dos anos 50, 60, 90 e 2000. Além disso, vamos colocar vídeos de algumas das peformances.

Confira as fotos e a história de cada uma das bandas a seguir:

Os Terríveis

Confira-foto-histórica-de-Solange-Almeida-no-grupo-Os-Terríveis

A banda começou na década de 60 e era conhecida por tocar em vários shows e festivais, sem contar de ter tocado em alguns jingles políticos. A banda existe até hoje, apesar das inúmeras formações. Dentre os músicos que participaram estão a cantora Solange do Aviões do Forró (foto acima) e o sanfoneiro Dorgival Dantas. Confira o vídeo da cantora se apresentando no grupo:

Banda Zoom 

hqdefault

Quem disse que axé é só em Salvador? Na década de 90, essa banda que tirou a foto de sua capa de LP sobre a ladeira do sol fez bastante sucesso na cidade com o seu “Melô do Gererê”. A música foi bastante sucesso na época, principalmente na região periférica.

As Luluzinhas

jg-50-anos-natal-1

Esta foto mostra uma das fotos das bandas femininas de Natal que formaram durante a Jovem Guarda, nos anos 90. O grupo se intitulava de “As Luluzinhas” e era formada por alunas do Colégio Nossa Senhora das Neves.  Nesta época, muitos colégios particulares formaram bandas e parecia que você estava em um filme de James Dean. A banda terminou na década de 70.

Noventa Graus

maxresdefault (1)

A banda 90 graus era uma banda de baile famosa na década de 90 e tocou em vários cantos da cidade. Confira uma das apresentações do grupo:

Alfandega

hqdefault (1)

Alfândega é lembrada até hoje e surgiu em meados da década de 90. Era um período pré-Jane Fonda e outras que lotavam a Ribeira. Ao longo dos anos, a banda contou com a participação de variados músicos, mas o núcleo principal e mais duradouro, responsável por sua fundação, composições, shows e gravações, pode ser definido assim: Carlos Henrique Lucena (voz), Rômulo Tavares​ (baixo e vocais), ​Arthur Winston​ Jr. (guitarras)​ e Pedro Queiroga (bateria e vocais).

No início da década de 90, a Banda Alfândega ocupou um lugar de destaque no cenário do rock potiguar e ajudou a produzir um dos períodos musicais mais férteis, junto com bandas como General Lee (depois General Junkie), Movement, Florbela Espanca, Núcleo Base, Carbono 14, Conflito Ideológico, Modus Vivendi e outras. Entre 1988 e 1992, o grupo foi a sensação da cidade.

O registro principal da obra da Banda Alfândega está no único CD da banda, lançado em 2004, com título homônimo, que traz ​14 músicas autorais​ e é uma espécie de edição antológica, já que sintetiza 16 anos de existência do grupo.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...