Quais são os lugares da UFRN que são fora do campus?

Compartilhe:

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a UFRN, foi fundada na década de 50. Entretanto, o campus universitário foi construído 10 anos depois e a intenção era abrigar todos os cursos da instituição de ensino em um mesmo espaço. Entretanto, alguns cursos são conhecidos pelo departamento ficar fora do campus universitário. Nós vamos mostrar alguns deles a seguir. Confira:

Faculdade de Odontologia

Faculdade

A Universidade do Rio Grande do Norte, instalada em sessão solene realizada no Teatro Alberto Maranhão, a 21 de março de 1959, foi formada a partir de faculdades e escolas de nível superior já existentes em Natal, como a Faculdade de Farmácia e Odontologia, que funcionava em um prédio no bairro de Cidade Alta. Na década de 1970, foi construído o prédio na Avenida Senador Salgado Filho, onde se encontra até hoje.

Departamento de Oceanografia

81822276

No final da Via Costeira existe um prédio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que é o Departamento de Oceanografia, onde estuda sobre a vida aquática e onde ocorre algumas aulas do curso de aquicultura.

Hospital Universitário Onofre Lopes

news_75431_big_20110820123503c4b1

Fica no final da Avenida Nilo Peçanha, no bairro de Petrópolis. Inaugurado em 12 de setembro de 1909 pelo então governador Alberto Maranhão, recebeu o nome de Hospital de Caridade Juvino Barreto. Era uma casa de veraneio que foi transformada em uma unidade hospitalar, com disponibilidade de 18 leitos, sob a direção do médico Januário Cicco, que tanto administrava quanto prestava assistência aos doentes. Em 1935, passou a chamar-se Hospital Miguel Couto, em homenagem ao influente médico e pesquisador na área da saúde pública. Em 1960, com a federalização da universidade e a incorporação da Faculdade de Medicina (que fora criada em 05 de fevereiro de 1955, tendo esse hospital como campo de prática) recebe nova denominação: Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, assumindo personalidade de hospital-escola e agregando o tripé ensino, pesquisa e extensão. Em 1984, passou a chamar-se Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), nome que permanece até os dias atuais, em homenagem àquele que criou e foi o primeiro reitor da UFRN.

Você pode ler também:  CJA e Escribas se tornarão editora só em 2023

Maternidade Januário Cicco

Maternidade-Escola-Januário-Cicco-1024x605

Próximo do Hospital Onofre Lopes, também em Petrópolis, a Maternidade Escola Januário Cicco é considerada a mais importante maternidade do Estado. Foi fundada por Januário Cicco em 19 de março de 1928 e inaugurada em 2 de fevereiro de 1950. Inicialmente, seu nome era Maternidade de Natal, mas a partir de 1961 se chama Maternidade Escola Januário Cicco, em homenagem ao seu fundador.

Instituto do Cérebro

189049492d1693856c19df4cb3a23

O Instituto do Cérebro começou a ser idealizado em 1995, quando um grupo de neurocientistas brasileiros atuando no exterior planejou construir no Brasil um centro de pesquisa de ponta sobre o Cérebro capaz de promover ampla liberdade de idéias, excelência científica, formação de recursos humanos qualificados e transformação social.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí