Painel de Dorian Gray na Praça das Mães é encontrado pichado

Compartilhe:

Andando pelas ruas de Cidade Alta, nesta segunda-feira (14), deparei que a obra do potiguar Dorian Gray na Praça das Mães, próximo da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se encontrava pichada. O local fica no Centro Histórico de Natal, próximo aos prédios que contam um pouco da história de Natal. Não se sabe quanto tempo que o painel se encontra neste estado.

O mural na Praça das Mães representa a relação de mães e filhos. A Praça das Mães foi construída no ano de 1909. Muitas histórias dão origem ao nome da praça. A mais difundida delas é que a praça possui o nome de Praça das Mães devido as mães que esperavam seus filhos nela durante a Segunda Grande Guerra, nos anos de 1939 a 1945.

Apesar da história não ser confirmada, a homenagem as mães partiu do então prefeito da capital José Pinto Freire, que inaugurou a praça oficialmente.

No final da década de 60, o Dorian Gray criou esta estrutura em mosaico e trocou a obra que antes havia um busto de uma mãe com filho no colo, que também foi feita pelo próprio artista.  A gente falou um pouco da história de Gray neste texto do Brechando.

No ano de 2010, o espaço passou a se chamar “Praça das Mães Martha Salem”, em homenagem à artista plástica e professora de alemão que faleceu em 2009, antes de completar 100 anos de vida. A proposta foi sancionada quando Micarla de Sousa ainda era prefeita de Natal.

Martha Salem era professora de alemão. Aprendeu o idioma sem nunca ter ido à Alemanha. O aprendizado foi adquirido na escola onde estudava, pois lá havia freiras austríacas que dominavam a língua. Martha chegou a ser homenageada pela embaixada alemã no Brasil. Como artista plástica, encantava pelas belas telas que produzia. Martha Salem ficou viúva muito cedo e teve que educar os filhos sozinha. Por muitos anos, morou em frente à praça, que agora recebe seu nome.


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!