História deste casarão na Av. Duque de Caxias

História deste casarão na Av. Duque de Caxias

Compartilhe:

Este casarão é um dos poucos da Ribeira que não sofreu alterações ao longo do tempo ou foi abandonado. Hoje, o espaço localizado na Avenida Duque de Caxias funciona um albergue e é próximo de vários pontos da boêmia natalense, como o Buraco da Catita e a Rua Chile. Como surgiu este prédio? Já teve um tempo que foi abandonado? Nós vamos contar a história dele nesta postagem, após uma longa investigação.

A casa, antes de se tornar um hotel, foi a casa do Januário Cicco, médico natural do município de São José de Mipibu. Formado em 1906 pela Faculdade de Medicina da Bahia, Cicco retornou a Natal para instalar consultório na casa dos pais, na Rua Duque de Caxias, Ribeira. Até então, apenas dois médicos atendiam toda a população natalense – Segundo Wanderley e Afonso Barata – no velho hospital da cidade.

Depois, ele fundou um hospital em 1909. Criou o primeiro Banco de Sangue e o Serviço de Pronto Socorro do Rio Grande do Norte, em 1945, e uma Escola de Auxiliar de Enfermagem em 1950. Já foi dito que o Centro de Estudos da Sociedade de Assistência Hospitalar, que ele criou em 1951, foi o embrião da Faculdade de Medicina do Rio Grande do Norte que um de seus diletos discípulos, Onofre Lopes, consolidou em 1955. De sua iniciativa originou-se também um sistema de proteção à maternidade e à infância.

Antigamente, o casarão possuía belos vitrais e uma magnífica escadaria de jacarandá, mas que foi vendida mais de uma vez à diferentes proprietários. O médico faleceu em 1952. Depois, a casa se transformou na sede da Superintendência da Pesca, órgão ligado ao Ministério da Pesca e depois foi usada como rede de hotelaria. Antes de se tornar um albergue, o espaço foi utilizado para abrigar o Hotel Scorpions.

Você pode ler também:  O que foi Whiplash?
Casa de Januário Cicco se transformou em um albergue
Casa de Januário Cicco se transformou em um albergue

Na verdade, as únicas alterações que esta casa sofreu foi a expansão do hotel que existe na Ribeira há décadas e é bastante utilizado para turistas que farão viagens em períodos curtos, como a realização de um concurso. O hotel possui cerca de vinte e nove apartamentos dentro da célula original, embora outros tenham sido construídos depois na área posterior do terreno.

O hotel possui três andares. No primeiro andar, sua configuração permite que sejam concebidos quatro apartamentos com um quarto cada, podendo, no segundo andar, repetir-se a mesma distribuição espacial. No térreo há a possibilidade de se usarem espaços do terreno do prédio como áreas para garagens.

A construção original apresenta uma área aproximada de 675,66 m². O imóvel possui áreas de apoio que foram edificadas no decorrer dos anos, em função de atender às necessidades do hotel.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí