Dona Tereza e a sua luta em defesa dos animais

Dona Tereza e a sua luta em defesa dos animais

Compartilhe:

A gente sabe da grande quantidade de gatos e cachorros abandonados nas ruas da cidade, o que fazer para evitar que mais sejam jogados ao relento?  Vale lembrar que muitos destes felinos sofreram maus tratos ou foram descartados tão bebês que nem sequer conseguiam se alimentar sozinhos. Mas agora estão à procura de um lar que lhes proporcione não apenas comida e abrigo, mas também amor e atenção.

Uma senhora de 84 anos, chamada Dona Tereza Gomes, desde o ano de 2012 criou uma organização Não-Governamental, onde divide o seu lar com os próprios animais enquanto eles não arranjam uma família para cuidar.

Hoje, a idosa cuida de aproximadamente 100 gatinhos em sua casa e no abrigo que hoje encontra dificuldades para manter.  Assim como muitos dos cidadãos, a senhora já sentiu na pele de como é ter um animal que sumiu de sua residência e o quanto é tão doloroso a sensação.

Muitos gatinhos resgatados são encontrados assim =/
Muitos gatinhos resgatados são encontrados assim =/

Ao sair para buscar sua gatinha perdida em 2012, Dona Tereza encontrou um universo de maus tratos e de abandono. Então, ela iniciou o trabalho em abrigar os felinos para auxiliar também na questão da saúde pública da cidade. Eles ainda recebem tratamento veterinário, principalmente quando chegam já debilitados.

Inicialmente, ela alimentava os gatinhos abandonados no calçadão da Avenida Engenheiro Roberto Freire, uma das principais vias da cidade.

O maior problema que Dona Tereza enfrenta atualmente é a dificuldade financeira em manter a casa-abrigo, que fica no bairro de Ponta Negra, zona Sul da cidade. Sem convênios com o poder público, Dona Tereza está aflita com a possibilidade de fechar o abrigo porque não consegue imaginar a vida dos bichinhos de volta às ruas, sujeitos à doenças e maus tratos.

Você pode ler também:  Quem foi Padre Miguelinho?

Uma das formas de comunicação é através da página do Facebook da página, que pode ser encontrada neste link. A seguir veja o vídeo das ações da idosa e voluntários com os gatos abandonados.

Hoje, ela conta com a ajuda de voluntários que fornecem comida e organizam a casa para que os gatos tenham as melhores condições de vida. Apesar da ajuda, ela ainda precisa de mais voluntários. A sua boa vontade aos animais lhe rendeu uma homenagem durante a solenidade do Dia da Mulher na Câmara dos Vereadores de Natal.

Dona Tereza recebeu uma homenagem ao Dia da Mulher na Câmara Municipal (Foto: Facebook)
Dona Tereza recebeu uma homenagem ao Dia da Mulher na Câmara Municipal (Foto: Facebook)

Para viabilizar apoio e contribuir com a causa animal, a ONG Deixe Viver está articulando também o encontro deste sábado e quem quiser contribuir pode levar ração para felinos, material de limpeza, sacos de areia ou mesmo ajuda financeira na conta corrente da ONG (ONG Deixe Viver – Banco do Brasil – AG 1845-7 – CC 48344-3).

Além disso, a ONG está organizando o I Evento de Adoções de Animais “Amor por Toda a Vida”, que acontecerá neste sábado (19), no estacionamento do Norte Shopping. O evento acontece às 10 horas, quando o shopping abrirá, e terminará às 16 horas.

Não é a primeira vez que a Dona Tereza promove feira de adoção, visto que desde a fundação da ONG Deixa Viver organizou feiras em alguns lugares da zona Sul.

Dentre os parceiros do evento estão também o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Universidade Potiguar (UnP) através da parceira com o curso de Medicina Veterinária, Clínica Patas e Patinhas, Prefeitura do Natal, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Serviços Urbanos (Semsur), MSD Saúde Animal, André Rações, e o vereador Sandro Pimentel, que é presidente Defesa dos Direitos dos Animais da Câmara Municipal.

Você pode ler também:  Como identificar um censor do IBGE para não confundir com ladrão

1933803_679819825500053_7592716475463864172_n

Entre as principais atividades do “Amor por Toda a Vida” está adoção de gatinhos e cachorrinhos resgatados em situação de abandono e maus tratos que estão vacinados (vacina antirrábica), castrados e vermifugados – totalmente saudáveis, limpinhos e prontos para um novo lar! Quem desejar levar um novo amiguinho para casa basta levar o RG, comprovante de residência e fará entrevista no local com as protetoras.

Ainda contará ainda com vacina antirrábica, teste para identificar leishmaniose canina, consultas veterinárias, palestras educacionais, orientações sobre bem-estar animal, exposição anatômica, distribuição de brindes e outras atividades surpresas.

Vamos ajudar dona Tereza e seus gatinhos!

Tags

Commente aqui

3 respostas para “Dona Tereza e a sua luta em defesa dos animais”

  1. heriberta Suassuna Barreto

    Atitude nobre de Lara a criadora do Blog, pois, suas matérias são focadas na natureza. Esta reportagem mostra a humanidade, o dever de proteger e acolher os animaizinhos do nosso planeta. Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí