América Latina no Cinema: Tem filme para ver na UFRN hoje

Compartilhe:

Uma das vantagens de ter estudado em uma universidade pública foi a criação e exploração de espaços e/ou eventos que normalmente não são discutidos na comunidade. Coisas que parecem ser pecados, quando são discutidos na frente da família, como política e religião.

Um dos eventos que propõe essa ampla discussão é a América Latina no Cinema, que acontecerá nesta terça-feira (1), às 18h45, no qual uma vez por mês, eles exibem filmes produzidos pelos latinos, do Brasil ao México.  A exibição será na Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM).

O evento é coordenado pelo professor Gabriel Vitullo, do Departamento de Ciências Sociais, e faz parte de um projeto desenvolvido por professores, estudantes e funcionários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que visa criar um espaço permanente para a exibição gratuita e discussão de filmes latino-americanos, de modo geral pouco divulgados no circuito comercial.

Nesta primeira edição de 2016.1, eles vão exibir “Uma Escola de Havana”, do diretor cubano Ernesto Daranas, que também trabalhou por “Conducta”, em 2014.

Enrendo conta sobre Chala, que é um garoto de 11 anos com uma vida familiar difícil e um comportamento problemático na escola. Quando sua professora Carmela, a única pessoa que Chala respeita, tem que se ausentar por motivos de saúde, sua substituta o transfere para um internato. Ao voltar, Carmela tenta reverter a decisão, mas os compromissos que ela terá que assumir irão colocar os dois em risco.

O filme recebeu o prêmio Goya, no ano passado, de Melhor Filme Ibero-Americano e chegou a entrar na lista dos candidatos a entrar na categoria do oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Além disso, a América Latina no Cinema vai exibir o curta potiguar Mundo Novo, dirigido por Anderson “Legal” Reis, Bruno Little e Paulo Burracha, um dos destaques do festival Goianum no ano passado e participou de vários eventos envolvendo o audiovisual potiguar.

Confira o cartaz do evento a seguir:

12596458_957696284325539_174414022_n


Sobre Lara Paiva

Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!