Sabe a história do professor Hermógenes? Pioneiro da Yoga no BR

Sabe a história do professor Hermógenes? Pioneiro da Yoga no BR

Compartilhe:

Conheci as ideias do professor Hermógenes quando pratiquei Yoga no início da minha adolescência. Para quem não sabe, este potiguar foi quem começou a prática no Brasil e publicou diversos livros sobre o assunto. Ele faleceu no ano passado, aos 94 anos e continuava exercendo as atividades.

Hermógenes descobriu os benefícios da yoga para a saúde física e mental na década de 60, quando era militar e ainda não era reconhecido como professor. Após um diagnóstico de tuberculose avançada que quase o matou aos 35 anos de idade ele iniciou a prática.

Então, ele sentiu uma grande melhora de sua saúde e desta forma passou a divulgar a yoga. Hermógenes sobreviveu à tuberculose, chegou a Major do exército brasileiro e reformou-se como Tenente-Coronel e se tornou o respeitado Professor Hermógenes. Em 1962, fundou a Academia Hermógenes de Yoga, no centro do Rio de Janeiro.

professor-hermogenes-em-cena-do-documentario-hermogenes-professor-e-poeta-do-yoga-1440096567968_615x300

Era doutorado em Yogaterapia pelo World Development Parliament da Índia e é Doutor Honoris Causa pela Open University for Complementary Medicine. O professor Hermógenes recebeu a Medalha de Integração Nacional de Ciências da Saúde e o Diploma d’Onore no IX Congresso Internacional de Parapsicologia, Psicotrónica e Psiquiatria (Milão, 1977). Escolhido o Cidadão da Paz do Rio de Janeiro, em 1988, e a Medalha Tiradente em 8 de maio de 2000.

Hermogenes_vrishkasana_250Foi um dos primeiros a trazer a mensagem de Sathya Sai Baba para o Brasil. Traduziu obras importantes de Satya Sai Baba para o português: “O Fluir da Canção do Senhor (Gita Vahini) e “Sadhana, o caminho interior”. A inauguração do primeiro centro aconteceu no dia 27 de junho em 1987 e foi denominado Centro Bhagavan Sri Sathya Sai Baba do Rio de Janeiro. Mas apesar de seu nome oficial, acabou ficando informalmente conhecido como Centro Sathya Sai de Vila Isabel, devido ao bairro de sua localização.

Você pode ler também:  Quais são os ônibus que possuem wi-fi agora?

Em 2012, foi lançado um livro sobre sua biografia, “Hermógenes: Vida, Yoga, Fé e Amor”, escrito por um aluno e discípulo. Ao falecer, Hermógenes deixa duas filhas, seis netos e nove bisnetos.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí