Quais são as cidades-irmãs de Natal?

Compartilhe:

Primeiro, o que é o conceito de cidade-irmã? É um encontro de duas cidades e tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível espacial, econômico e cultural, através dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação.

Geralmente, as cidades gêmeas têm características semelhantes (demográficas, por exemplo) ou pontos e referências históricas comuns. Natal tem cidade que são parecidas?

Belém, na Palestina, é irmã de Natal
Belém, na Palestina, é irmã de Natal

Sim, a Câmara Municipal do Natal reconheceu cinco cidades internacionais que são irmãs: Belém (Palestina), Córdova (Argentina), Guadalajara (México) e Lisboa (Portugal).

A integração entre os municípios é firmada por meio de convênios de cooperação, que têm o objetivo de assegurar a manutenção da paz entre os povos, baseada na fraternidade, felicidade, amizade e respeito recíproco entre as nações.

Vale lembrar que Belém é a cidade onde Jesus Cristo nasceu e deu origem ao feriado de Natal, 25 de dezembro, data que a cidade foi fundada. A cidade é habitada por uma das mais antigas comunidades cristãs do mundo. A maioria da população natalense é de religião católica e protestante.

Guadalajara, México, também é uma cidade-irmã
Guadalajara, México, também é uma cidade-irmã

Assim como Natal, a principal atividade econômica da cidade de Belém é o turismo.  Algo também em comum na cidade de mexicana de Guadalajara.

Já Córdova, na Argentina, tem em comum com a capital do Rio Grande do Norte, o grande desenvolvimento da aeronáutica.  As cidades brasileiras Fortaleza e Porto Alegre também são consideradas irmãs de Natal.

Este conceito assemelha-se à prática da correspondência na rede mundial, onde os amigos por correspondência são cidades ou vilas no seu conjunto. Estes acordos levam ao estabelecimento e intercâmbio cultural, partilha de conhecimento, ensino (estudantes) e políticas empresariais entre outras atividades.

Cidades-irmãs é uma iniciativa do Núcleo das Relações Internacionais, que busca a integração entre a cidade e demais municípios nacionais e estrangeiros.

Em alguns casos, divisões territoriais mais vastas fazem acordos semelhantes, como é o caso de Xangai e da província de Hainan na República Popular da China e Jeju na Coreia do Sul. Curiosamente as cidades de Paris e Roma são gêmeas e possuem um acordo de aceitarem apenas cidades parceiras, o acordo se resume na frase: Apenas Paris é digna de Roma, apenas Roma é digna de Paris.


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

2 Comentários em Quais são as cidades-irmãs de Natal?

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!