Linhas de ônibus que fazem falta no nosso cotidiano em Natal

Foto: Josenilson Rodrigues
Compartilhe:

Tem aquele ônibus que você utilizava para chegar mais rápido no seu destino e ele não existe mais? Nos últimos 20 anos, algumas linhas de ônibus de Natal sumiram juntamente com diversas empresas de ônibus. Os empresários, até o momento, não tomaram alguma atitude para retomar algumas linhas. Pelo contrário, eles estão juntando duas para se tornar uma única.

Saudades daquele 03 que rodava o campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e me fazia chegar mais rápido no curso de inglês. Também daquele 47 querido. Sente falta de alguns dele?

A lista você confere a seguir:

03: A linha era operada pela empresa Viação Riograndense que, desde 1951, transporta pessoas em nosso estado. O itinerário da 03 era definido com as ligações Nova Natal – Campus e Nova Natal – Mirassol. As linhas 28 e 45 também eram operadas pela Riograndense.

Sendo uma das mais requisitadas pelos estudantes do Campus Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a ausência da 03 causou um desfalque no trâmite dos mesmos.
06012.1 Riograndense
Foto: Josenilson Rodrigues
Com o fechamento da empresa, as linhas 03, 45 e 28 também deixaram de circular por Nova Natal.

10: O ônibus era um que trazia acesso aos moradores de Nova Natal, conjunto da zona Norte, para a Ribeira.  Em 26 de janeiro de 2013, as empresas Reunidas Transportes Urbanos e Trasportes Guanabara, sob ordem do SETURN, deram um apoio à população dependente da linha, que foi a junção de duas linhas 10 e 29, criando, assim, a 10/29.
Hoje a linha se juntou com a 29
Hoje a linha se juntou com a 29

A nova linha tem seu terminal localizado na Av. Guararapes, no Conjunto Nova Natal.

09: Famoso na década de 90, a linha circulava pelo conjunto Santarém, na zona Norte, e iria até o bairro das Rocas, zona Leste de Natal. Ainda tinha o 09 A, que caminhava até o bairro de Petrópolis.

A Pirangy foi criada no final dos anos 80, após uma divisão societária da empresa Guanabara. Inicialmente, a empresa operou linhas que eram da Guanabara, com terminais na zona norte (bairros Soledade e Santarém, onde a Reunidas atua até hoje). Em 1998, conseguiu também uma adquiriu parte da TransFlor (ViaSul) e passou a operar diversas linhas da zona sul e leste (nos conjuntos Ponta Negra e Praia do Meio).

Em 2001, após a venda para a Reunidas, a linha 09 foi extinta, restando apenas a linha 78, que atualmente opera compartilhada com a Guanabara, tendo se tornando 17/78.

16: Fazia o itinerário Pajuçara / Petrópolis. Atualmente a linha 16 é unificada com a linha 15 que fazia a linha Pajuçara / Ribeira, formando assim, a linha 15-16 que faz o itinerário Pajuçara / Petrópolis Via Ribeira.

1217

47: Rodava Cidade Alta e ia ao campus da UFRN. Em 2013, entretanto, as linhas 78A e 47 se unificaram formando uma nova linha 78A-47 que faz o itinerário Santarém/ Nova Descoberta Via Ponte Newton Navarro.

Santa Maria - 02069

O terminal da linha 78A-47 fica situado na Rua Rio Doce (Santarém – Zona Norte) junto com a linha 73. Agora a nova linha atende as comunidades de: Santarém, Ponte Newton Navarro, Brasília Teimosa, Cidade Alta, Petrópolis, Midway Mall, Lagoa Seca, Lagoa Nova, Potilândia e Nova Descoberta.


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

2 Comentários em Linhas de ônibus que fazem falta no nosso cotidiano em Natal

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!