Dosinho e o carnaval em Natal

Dosinho e o carnaval em Natal

Compartilhe:

Carnaval está chegando e vamos falar de um dos maiores contribuintes para o carnaval potiguar. Dosinho é um dos conhecidos compositores de marchinhas de carnaval no Brasil e ele era natural do Rio Grande do Norte.

Nascido no município de Campo Grande (na época era Augusto Severo), no dia 24 de dezembro de 1927, Claudionor Batista de Oliveira começou a sua carreira fazendo composições para campanhas publicitárias e políticas. As marchinhas, frevos e sambas de Dosinho animam as festas há décadas. Continuou compondo canções até o fim de sua vida.

Durante a sua carreira, ele compôs 168 músicas, gravadas por diversos artistas, incluindo Alceu Valença, que neste ano fará show na cidade durante as comemorações da folia de momo. Ainda na juventude, ele trabalhou na banda da Aeronáutica durante os dez anos que prestou o serviço militar.

Foi assistente de orquestra da Rádio Nacional no Rio de Janeiro. Trabalhou na Gravadora Copacabana como agente e na Mocambo como representante. Começou a compor nos anos 40, mas suas primeiras composições gravadas foram na década de 1950.

As músicas mais famosas dele eram: “Eu não vou, vão me levando”, “Doido também apanha”, “Carnaval com Bin Laden” e “Dólar na Cueca”.

Em Natal, nos anos 60, produziu e apresentou um programa na Rádio Trairy, aos domingos, denominado Fábrica de Melodias, onde tocava os últimos sucessos da gravadora Mocambo, que ele recebia com exclusividade. Ainda na década de 1960, ele compôs os hinos dos times potiguares do ABC, Alecrim e América.

Foi homenageado pela Prefeitura do Natal em 2007, crítico da falta de valorização do carnaval na capital do Rio Grande do Norte, ele se costumava apresentar em Recife. Em 2009, ele dedicou a lançar discos e fazer shows exclusivamente na capital pernambucana.

 

Faleceu no dia 13 de março de 2014, aos 87 anos, após complicações devido à insuficiência renal. No mesmo ano, ele seria homenageado pelo bloco “Ia + Fiquei”.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí