29 de fevereiro: Cinco manchetes de jornal nesta data em Natal

Compartilhe:

Hoje é segunda-feira, dia 29 de fevereiro. Infelizmente, não teremos manchetes nos jornais impressos, pois eles não circulam nas segundas. Mas, o que aconteceu em Natal neste período em anos anteriores? A partir de uma vasta pesquisa conseguimos pegar cinco capas de jornais natalenses datadas no dia 29 de fevereiro em diferentes época.

As manchetes são as mais variadas possíveis desde o escândalo dos precatórios até a inauguração da catedral antiga após uma ampla reforma.  Veja também como o português também passou por mudanças.

29 de fevereiro é, nos anos bissextos, o 60.º dia do ano no calendário gregoriano. Assim, o dia 29 de fevereiro ocorre em todos os anos divisíveis por 4, como 2004, 2008, 2012, 2016 e 2020. No entanto, nos anos que são divisíveis por 100 e não são divisíveis por 400, este dia não ocorre. Deste modo os anos 1700, 1800 e 1900 não contém o dia 29 de fevereiro, enquanto que 1600 e 2000 contêm.

A origem do nome bissexto advém da implantação do Calendário Juliano em 48 a.C. que se modificou evoluindo para o Calendário Gregoriano que hoje é usado em muitos países a todos os quais ocorrem os anos bissextos. Dentro de um contexto histórico, a inclusão deste dia extra, dito dia intercalar, ocorreu e é feita em calendários ditos solares em diferentes meses e posições.

Uma das coisas que marcaram o dia 29 de fevereiro foi nesta data que o filme “…E o Vento Levou” ganhou oito estatuetas do Oscar.  Teve alguma coisa que marcou em Natal no dia 29 de fevereiro?

Confira as capas com as suas respectivas manchetes a seguir:

Tribuna do Norte, 29 de fevereiro de 2012

image
manchete: “Dinheiro dos desvios no TJ era lavado em construtora “

A Ordem, 29 de fevereiro de 1944

image
Manchete: “Hoje a noite os associados da Caixa Rural e Operaria de Natal se reunirão em assembleia geral ordinária”

Gazeta do Natal, 29 de fevereiro de 1888

image
Manchete: “Questões sociais”
image
Manchete: “Sindicância dos Precatórios Será Divulgada”

Novo Jornal, 29 de fevereiro de 2012

A Ordem, 29 de fevereiro de 1936

image
Manchete: “Os católicos natalenses vão, amanhã, volver à sua Catedral, que acaba de passar por grandes melhoramentos”

Sobre Lara Paiva

Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!