Sabe o que essa arte perto da OAB significa? Vamos explicar

Sabe o que essa arte perto da OAB significa? Vamos explicar

Compartilhe:

Esta arte acima fica próxima da antiga sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é de autoria de Dorian Gray, no qual fez o mural na Praça das Mãe que fica do lado do prédio, representando a relação de mães e filhos. Dorian Gray? O personagem de Oscar Wilde? Não! Além deste mural, ele também fez a escultura “Monumento À Amizade”.

Dorian Gray Caldas nasceu em 16 de Fevereiro de 1930 em Natal. É um consagrado artista potiguar que expressa sua arte em diversas plataformas artísticas, tais como: Escultura, cerâmica, tapeçaria, desenho, poesia e escritor. Sua trajetória artista foi influenciada pelo abstracionismo de Paul Klee, Kandinsky e Mondrian e seus trabalhos constam do acervo de importantes instituições culturais e em coleções particulares no Brasil e no exterior.

O artista Dorian Gray
O artista Dorian Gray

As suas obras de artes registram casarões antigos, engenhos de açúcar, camponeses e vilas populares imortalizados na arte desse artista genial. Grandes murais com temas folclóricos podem ser apreciados no Aeroporto Augusto Severo e outros pontos da cidade.

Tem mais de 10 livros publicados sobre artes plásticas e literatura. Organizou a poesia do poeta Luiz Rabelo, publicada em alentado volume. Faz parte do Conselho Estadual de Cultura e da Academia de Letras do Estado do Rio Grande do Norte.

Começou o seu trabalho ainda na infância quando já rabiscava os primeiros traços do que viriam a ser verdadeiras obras de arte. A primeira exposição pública aconteceu na década de 50, quando Dorian organizou em conjunto com os artistas Newton Navarro e Ivon Rodrigues o I Salão de Arte Moderna de Natal, e revolucionou o período com trabalhos que fugiam ao comum da época colaborando para a modernização das artes plásticas no Rio Grande do Norte.

Você pode ler também:  Quem foi o padre João Maria?

image

Depois, ele expôs em todo o Brasil e em diversos países do mundo, o que lhe rendeu importantes prêmios como o Grand Prix da Bélgica, Prêmio Portinari, SESC Centenário de Pintura, Prêmio de Aquisição no BIRD e na Alemanha, dentre outros.

Além das obras retratando a regionalidade, ele migrou para as figuras abstratas. Dentre seus inúmeros trabalhos encontramos gravuras em diversas técnicas, desenhos, ilustrações e livros. Em telas produziu pinturas a óleo, aquarela, encausto e acrílica, onde se expressa atualmente.

Na tapeçaria, sua maior fase, produziu verdadeiros ícones da arte mural com tapetes coloridos e vibrantes em contraste com suas pinturas que guardavam tons pastéis. Foram mais de duas mil peças produzidas, algumas medindo cerca de 20m², e que estão espalhadas por diversos locais do mundo, como a Casa Branca, sede da Presidência Americana, nos Estados Unidos.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí