O que significa a expressão Papa-Jerimum?

Compartilhe:

Jerimum é o nome que conhecemos da fruta que muitos chamam de abóbora, bastante conhecida nas festas de Halloween e utilizamos para muitas de nossas receitas tradicionais do Rio Grande do Norte. Quem nasce neste estado é chamado de norte-riograndense ou potiguar, que em tupi significa “comedor de camarão”. Mas, você sabe o porquê de alguns chamarem os natalenses de papa-jerimum? Não? Nós vamos te explicar.

De acordo com o Wikipedia:

Abóbora ou jerimum, fruto da aboboreira, é uma designação popular atribuída a diversas espécies de plantas da família Cucurbitaceae (ordem Cucurbitales), nomeadamente às classificadas nos gêneros:

Abobra – uma única espécie, nativa da América do Sul
Cucurbita – género que inclui os tipos de abóbora mais comuns e a abobrinha (courgette/zucchini).

Reza a lenda que o apelido papa jerimum vem de uma suposição que um tal presidente da província haveria pago ao funcionalismo público com jerimuns ao invés de moedas.

De acordo com o Dicionário do Folclore Brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo, todavia, afirma que o presidente de província Lopo Joaquim de Almeida Henriques, que administrou de 30 de agosto de 1802 a 19 de fevereiro de 1806, mandou fazer roçados de mandioca e melancias e com elas pagara “possivelmente” aos funcionários públicos com essas espécies.

No ano de 1906, a primeira versão do Jornal Diário de Natal, na coluna intitulada “De meu canto”, o autor sob pseudônimo “Neto”, publicou a pretensão do então governador Pedro Velho de pagar aos funcionários com salários em atraso, com jerimuns, fazendo alusão ao presidente de província Lopo Joaquim, citado anteriormente. Nesta coluna, o autor acusa o governador de plantar jerimuns nos jardins públicos da cidade.

Apesar da origem ter uma história, digamos, “engraçada”, nenhum historiador confirmou a veracidade da história da expressão. Portanto, ninguém se sabe e ainda é só uma lenda.

O pessoal pouco utiliza expressão para se referir aos quem nasceram na capital do Rio Grande do Norte, apesar de que muitos tentam sempre relembrar deste gentílico curioso. A maioria dos políticos e jornalistas utilizam o termo “natalense” para afirmar quem nasceu na cidade do Natal.


Sobre Lara Paiva

Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!