Municípios do RN que também tem em outros estados

Compartilhe:

O título está confuso? Vamos explicar! Ao todo, o Rio Grande do Norte possui 167 municípios. Sabia que alguns nomes das cidades potiguares também existem em outros estados brasileiros, principalmente no Nordeste? Não? O Brechando descobriu algumas cidades do RN que tem o mesmo nome em outros estados brasileiros.  Sabia que Brejinho também existe em Pernambuco? Não? Vamos matar a sua curiosidade a seguir.

São Gonçalo do Amarante

São Gonçalo do Amarante no Rio Grande do Norte (Blog do Daltro Emereciano)
São Gonçalo do Amarante no Rio Grande do Norte (Blog do Daltro Emereciano)

A cidade potiguar fica próximo de Natal e é onde fica o aeroporto. Sua população, de acordo com o censo nacional de 2010, era de 95 218 habitantes, o que o classifica como o quarto município mais populoso do estado. Está distante treze quilômetros da capital, com o qual encontra-se em processo de conurbação

O município tem o seu “chará” no estado do Ceará. A cerarense São Gonçalo do Amarante que anteriormente era denominado Anacetaba (que se traduz como Aldeia dos Anacés, povo indígena que habita o município), está localizado a 59 quilômetros de distância de Fortaleza, a capital cearense. O acesso ao local pode ser feito através das rodovias BR-222 e CE-423.

O nome das duas é uma homenagem ao santo português Gonçalo do Amarante.

São Gonçalo do Amarante do Ceará (Foto: Wikipedia)
São Gonçalo do Amarante do Ceará (Foto: Wikipedia)

Brejinho

Brejinho no Rio Grande do Norte
Brejinho no Rio Grande do Norte

Brejinho é localizado na microrregião do Agreste Potiguar. Sua população era de 10.317 habitantes há 16 anos. Estimativas, em 2010, indicam uma população de aproximadamente 11.748 habitantes. Área territorial de 59 km². O município foi emancipado de Santo Antônio através da Lei nº 2.833, de 21 de março de 1963.

Acredita-se que o nome do local tem origem nos pequenos brejos que constituem a geografia do local. Segundo Câmara Cascudo, Brejinho era chamado primeiramente de Abrejava, nome do olho d’água que formava os brejos. Mas, por ser pequeno, passou a ser conhecido definitivamente como Brejinho.

Você pode ler também:  Como você atravessava a Praia da Redinha antigamente

Existe uma cidade de mesmo nome no interior de Pernambuco. A pernambucana Brejinho foi fundada um ano antes da sua chará e é constituído pelo distrito sede, pela Vila de Fátima e pelos povoados de Placas da Piedade e Lagoinha. Além disso, ela fica na região do semi-árido do Nordeste.

Brejinho em Pernambuco
Brejinho em Pernambuco

Santa Cruz

governo-emite-licenca-para-instalacao-de-teleferico-em-santa-cruz-rn1432409377
Santa Cruz-RN

Santa Cruz é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte. Localiza-se a 122 km da capital do estado Natal, a qual se liga através da BR-226. Abriga a estátua de Santa Rita de Cássia, maior monumento religioso da América Latina. A área do atual município de Santa Cruz era primitivamente habitada pelos povos indígenas tapuias.

O município de Santa Cruz está localizado na mesorregião do Agreste Potiguar e microrregião da Borborema Potiguar, no estado do Rio Grande do Norte, distante 122 km de Natal.

Outros estados brasileiros também possui municípios com o nome de Santa Cruz. Um deles fica na Paraíba e fica próximo dos municípios potiguares Alexandria e Tenente Ananias. Está localizado na região metropolitana de Sousa. A cidade foi emancipada no dia 31 de dezembro de 1961.

Santa Cruz-PB
Santa Cruz-PB

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí