Como era a vida antes do Enem como ingresso na faculdade

Como era a vida antes do Enem como ingresso na faculdade

Compartilhe:

Esta semana, os jovens souberam o resultado do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que é um processo seletivo no qual os alunos utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar nas principais universidades do país. No ano de 2012, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) extinguiu o seu vestibular para usar a prova nacional como a única forma de ingresso.

Hoje, o resultado é divulgado apenas na internet, no qual o candidato pode ver individualmente ou a partir de uma lista que é divulgada no site. Depois, o aluno tem que correr feito um louco para pegar a papelada para fazer a matrícula na instituição de ensino escolhida.

Caso não passe, o candidato coloca o seu nome na lista de espera e a universidade é responsável em chamar os alunos na segunda chamada. Mas esse processo seletivo acabou com o brilho de saber como era o resultado do vestibular no estado.

O dia do resultado era um acontecimento único, Natal inteira parava para ouvir a rádio ou televisão para divulgar os nomes.  Como era a vida na época do vestibular? Nós do Brechando vamos te mostrar como a gente sabia o resultado do vestibular.

O resultado era divulgado no início da tarde em três meios de comunicação: TVU (canal da UFRN), FMU (rádio da UFRN) e o site da Comperve (órgão da universidade que organizava as provas do vestibular).  Ao meio-dia, o reitor dava uma mensagem de boas-vindas aos novos estudantes e dois jornalistas começavam a divulgar os primeiros colocados de cada área.

E, por fim, começava a divulgar a lista, igual a este vídeo a seguir:

Se estivesse mais apressado, a lista era rapidamente divulgada na internet e podia comemorar igual ao calouro Samu.

Você pode ler também:  Quais são os lugares da UFRN que são fora do campus?

Ainda tinha o listão divulgado no ginásio da UFRN e sair correndo feito um louco para ver o resultado. Veja este vídeo a seguir:

Isto era a vida do vestibular!

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí